Transporte público
Bondes de Santa Teresa passarão por melhorias, diz Estado
Ideia é reduzir os intervalos e estender a circulação
O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Transporte e Mobilidade Urbana (Setram), anunciou qu planeja um pacote de medidas para revitalizar a operação dos Bondes de Santa Teresa, na Zona Central do Rio. Entre elas, estão a modernização da oficina de manutenção, garantindo maior eficiência na operação e a implementação de ticketerias modernas no histórico transporte.
Além disso, a Setram anunciou uma equipe de condutores renovada, treinada e ampliada. O pregão eletrônico foi agendado para o proximo dia 25 e, com isso, será possível reduzir os intervalos e estender o horário de circulação dos bondes.
A renovação da equipe de motorneiros faz parte de um pacote de melhorias para o fortalecimento do sistema, incluindo a licitação para a reativação do trajeto original do bonde, prevista para este semestre, com a retomada da operação dos ramais Paula Mattos e Silvestre, desativados há mais de 10 anos.
Outra novidade é que os passageiros terão mais comodidade ao fazer seus deslocamentos, a partir de um aplicativo que vai permitir o acompanhamento do trajeto. O GPS também vai facilitar a identificação de ocorrências que necessitem de manutenção imediata e já foi instalado pela Central Logística em todos os bondes.
Ainda de acordo com a Setram, por se tratar de um patrimônio histórico tombado, as melhorias e inovações planejadas para o sistema precisam ser submetidas à aprovação dos órgãos competentes, seguindo os trâmites necessários.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!