Fiscalização
Ônibus são recolhidos por irregularidades na Baixada
Mais de 50 coletivos foram abordados pelos fiscais

Uma operação de fiscalização realizada pelo Departamento de Transportes Rodoviários do Rio de Janeiro (Detro-RJ) identificou diversas irregularidades em ônibus intermunicipais na manhã desta terça-feira (16). A ação, batizada de “Todos são passageiros e passageiras”, ocorreu simultaneamente nos terminais rodoviários do Shopping Center de Duque de Caxias, em Piabetá (Magé) e em Itaguaí, na Baixada Fluminense.
Ao todo, 57 ônibus foram vistoriados pelas equipes do Detro-RJ. Desses, 10 foram autuados por apresentarem irregularidades, e seis acabaram sendo recolhidos para o depósito.
Entre os principais problemas identificados estão o descumprimento de normas de acessibilidade, como a falta de equipamentos adequados para embarque e desembarque de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. Também foram constatadas falhas nos sistemas sonoros e luminosos de solicitação de parada itens obrigatórios para garantir a autonomia dos passageiros além de ônibus com selo de vistoria vencido ou adulterado.
A operação tem como foco principal verificar o cumprimento da legislação de acessibilidade no transporte intermunicipal, além da aceitação da gratuidade garantida pelo Vale Social, destinado a pessoas com deficiência, doenças crônicas ou mobilidade reduzida que estejam em tratamento médico.

Nos últimos anos, denúncias sobre o não cumprimento dessas obrigações por parte de empresas de transporte têm se tornado recorrentes, especialmente em regiões periféricas e nos horários de menor movimento, segundo relatos de passageiros. As fiscalizações do Detro-RJ têm como objetivo coibir essas práticas e garantir os direitos dos usuários.
A população pode colaborar com as fiscalizações denunciando irregularidades nos serviços intermunicipais. A Ouvidoria do Detro-RJ atende de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, pelo telefone (21) 3883-4141 ou através do portal OuvRJ


Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!