Logo Enfoco


    Fiscalização

    Ônibus são recolhidos por irregularidades na Baixada

    Mais de 50 coletivos foram abordados pelos fiscais

    Publicado 16/09/2025 às 15:14 | Autor: Enfoco
    Ouça a reportagem
    Siga no Google News Siga o Enfoco no Google News
    Foram constatadas falhas nos sistemas sonoros e luminosos de solicitação de parada
    Foram constatadas falhas nos sistemas sonoros e luminosos de solicitação de parada |  Foto: Divulgação / Detro-RJ

    Uma operação de fiscalização realizada pelo Departamento de Transportes Rodoviários do Rio de Janeiro (Detro-RJ) identificou diversas irregularidades em ônibus intermunicipais na manhã desta terça-feira (16). A ação, batizada de “Todos são passageiros e passageiras”, ocorreu simultaneamente nos terminais rodoviários do Shopping Center de Duque de Caxias, em Piabetá (Magé) e em Itaguaí, na Baixada Fluminense.

    Ao todo, 57 ônibus foram vistoriados pelas equipes do Detro-RJ. Desses, 10 foram autuados por apresentarem irregularidades, e seis acabaram sendo recolhidos para o depósito.

    Entre os principais problemas identificados estão o descumprimento de normas de acessibilidade, como a falta de equipamentos adequados para embarque e desembarque de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. Também foram constatadas falhas nos sistemas sonoros e luminosos de solicitação de parada itens obrigatórios para garantir a autonomia dos passageiros além de ônibus com selo de vistoria vencido ou adulterado.

    A operação tem como foco principal verificar o cumprimento da legislação de acessibilidade no transporte intermunicipal, além da aceitação da gratuidade garantida pelo Vale Social, destinado a pessoas com deficiência, doenças crônicas ou mobilidade reduzida que estejam em tratamento médico.

    Entre os principais problemas identificados estão o descumprimento de normas de acessibilidade como a falta de equipamentos adequados para embarque e desembarque de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida
    Entre os principais problemas identificados estão o descumprimento de normas de acessibilidade como a falta de equipamentos adequados para embarque e desembarque de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida |  Foto: Divulgação / Detro-RJ

    Nos últimos anos, denúncias sobre o não cumprimento dessas obrigações por parte de empresas de transporte têm se tornado recorrentes, especialmente em regiões periféricas e nos horários de menor movimento, segundo relatos de passageiros. As fiscalizações do Detro-RJ têm como objetivo coibir essas práticas e garantir os direitos dos usuários.

    A população pode colaborar com as fiscalizações denunciando irregularidades nos serviços intermunicipais. A Ouvidoria do Detro-RJ atende de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, pelo telefone (21) 3883-4141 ou através do portal OuvRJ 

    Tags

    Enfoco

    Enfoco

    Enfoco - Informação de Verdade

    Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco
    Achados e Perdidos

    Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!

    Entrar no grupo
    Próximo artigo
    >

    Mutirão em SG oferta centenas de vagas de emprego para PCDs

    Relacionados em Baixada