Cidades
Aulas na rede municipal de Niterói começam com ensino remoto
Depois de estudar a melhor maneira de volta às aulas em Niterói, a prefeitura decidiu que, por conta do momento em que se encontra a pandemia no Brasil, as aulas na rede municipal de educação serão em formato remoto para todos os alunos do Ensino Fundamental, com início já na próxima quinta-feira, dia 25.
Além disso, a prefeitura também informou que com a chegada de novas doses de vacinas enviadas pelo Ministério da Saúde, outros grupos prioritários serão imunizados, como os professores.
De acordo com a secretaria municipal de Educação, o ensino infantil trabalhará a manutenção de vínculos afetivos com atividades lúdicas. A abertura do ano letivo para os profissionais da educação terá início, com atividades on-line, na próxima segunda-feira (22).
A pasta informa que os primeiros dias serão de organização do planejamento e da rotina escolar, seguindo um cronograma de atividades que inclui um ciclo de palestras remotas com a participação especial do sociólogo português Boaventura de Sousa Santos com ênfase em tecnologia na educação e ensino remoto.
O Plano de Retomada das Aulas inclui uma nova plataforma pedagógica, a Niterói em Rede. O ambiente virtual de aprendizagem é interativo e oferece possibilidades de aulas on-line, além de acesso à vídeos, fotos e textos. A plataforma poderá ser acessada a partir de celular, tablet, notebook ou computador. Os alunos também contarão com a ajuda de monitores durante as atividades e um programa de recuperação dos conteúdos de 2020.
Será distribuído ainda o caderno pedagógico “Caminhos de Aprendizagem”, que foi produzido com conteúdos sugeridos pelos professores da rede e será um apoio durante o ensino remoto. A secretaria está viabilizando também a distribuição de tablets para os alunos sem acesso a equipamentos tecnológicos e uma ajuda de custo aos profissionais da educação.
A Prefeitura de Niterói, em conjunto com as secretarias de Saúde e Educação, vai manter, diariamente, a avaliação responsável sobre a pandemia em Niterói e nas cidades do entorno. Serão analisadas as condições sanitárias para que, tão logo seja possível, seja implementado o sistema híbrido, de forma gradativa, nas escolas municipais.
As escolas particulares do município já estão funcionando em ensino híbrido, modalidade que concilia o online com o presencial, em turmas reduzidas. A cidade segue o Plano Nacional de Vacinação (PNI), que prioriza a imunização de idosos e profissionais da saúde.
A Secretaria Municipal de Saúde informa que a Prefeitura mantém as decisões de restrição de atividades, assim como a retomada, baseadas nos indicadores do Plano de Transição Gradual para o Novo Normal, método adotado desde maio de 2020 e reconhecido nacionalmente. O plano foi desenvolvido por um grupo de trabalho e é baseado na ciência e nas melhores experiências internacionais. A dinâmica de todo esse processo é condicionada pelo comportamento dos cidadãos e pelo ciclo da epidemia. A SMS segue monitorando e avaliando todos os indicadores e caso haja necessidade ampliará as medidas restritivas.
Com o envio de mais doses ao município pelo Governo Federal, outros grupos prioritários serão vacinados, como os profissionais de educação. O retorno presencial da rede municipal não está condicionado à vacina. Outras cidades do Brasil e do Mundo retornaram às aulas antes da imunização, seguindo protocolos rígidos de segurança, como as regras previstas no município. A decisão de reabrir as escolas segue critérios como a avaliação da evolução da pandemia em Niterói e nas cidades do Estado do Rio, com base na ciência e uma análise responsável da Secretaria de Saúde.
Reunião
Nesta segunda-feira (22) os prefeitos Axel Grael, de Niterói, e Eduardo Paes, do Rio, vão se reunir pela manhã para conversar sobre medidas de contenção da pandemia entre municípios da Região Metropolitana.
Diversos encontros, inclusive com o governador em exercício, Cláudio Castro, aconteceram nos últimos dias para dialogar com o setor produtivo e decidir por novas regras para a população. O objetivo é diminuir a propagação do vírus e acentuar uma queda nos índices e evitar uma lotação nas unidade de saúde.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!