Logo Enfoco


    Cidades

    Atenção na escolha do transporte escolar em Niterói

    Publicado 05/02/2020 às 20:12 | Autor: Plantão Enfoco
    Ouça a reportagem
    Siga no Google News Siga o Enfoco no Google News

    Fevereiro é tempo de volta às aulas e a preocupação com o transporte escolar é recorrente. A Subsecretaria de Transportes de Niterói (SST) alerta que os pais precisam ficar atentos para não colocar os filhos em risco.

    Em 2019, 145 veículos foram vistoriados e estão aptos a circular. Entretanto, há muitos carros que não estão regularizados pela Prefeitura Municipal de Niterói.

    "Todo cuidado é pouco em se tratando de transporte de crianças. A Subsecretaria de Transportes faz vistorias anuais. A última terminou em novembro de 2019 e esse ano abriremos o calendário ainda no primeiro trimestre. Além disso, realizamos fiscalizações ao longo de todo o ano letivo", disse o Subsecretário de Transportes, Murilo Moreira.

    Orientação

    Algumas regras são importantes na hora de escolher quem vai levar e buscar a criança na escola. Verifique se, no veículo, a placa é vermelha, se no centro do para-brisa dianteiro há um selo de vistoria anual e um outro selo de 60 km/h na traseira do veículo, se existe número de ordem NIT-E-0000 nas portas dianteiras e uma faixa amarela de 40cm em toda a extensão do carro. A vistoria é feita anualmente.

    Além das normas externas, também é necessário que os pais conversem com seus filhos e os orientem sobre como se portar dentro dos veículos. É proibido o transporte de crianças no banco dianteiro, bem como o transporte de passageiros em pé, e o uso de cinto de segurança é obrigatório em todos.

    Os veículos que estiverem fora das normas serão multados no valor de 456,1 (quatrocentos e cinquenta e seis inteiros e um décimo) UFIRs. Na reincidência, a multa será aplicada em dobro. Para verificar a situação do transporte do seu filho, entre em contato pelo telefone 2710-1134.

    Educação

    Serão realizadas ao longo de fevereiro palestras de educação para o trânsito para um público esperado de mil motoristas profissionais, com foco nos motoristas de ônibus da cidade. Serão abordados temas como a adoção de postura consciente no trânsito, com o objetivo de criar uma cultura de trânsito que prima pela cidadania, qualidade de vida e proteção ao meio ambiente.

    Tags

    Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco
    Achados e Perdidos

    Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!

    Entrar no grupo
    Artigo anterior
    <

    Professores capacitados para alfabetizar alunos com deficiências

    Próximo artigo
    >

    Casa de Cultura quase pronta para reabertura em Maricá

    Relacionados em Cidades