Cidades
Associação Fluminense de Amparo aos Cegos suspende atendimentos
Seguindo as orientações do Departamento de Controle, Avaliação e Auditoria (DECAU) da Fundação Municipal de Saúde de Niterói, visando o combate à pandemia do Coronavírus, a Associação Fluminense de Amparo aos Cegos (Afac) suspenderá seus atendimentos por 15 dias a partir desta quarta-feira (17).
Por ser uma unidade de referência em reabilitação visual no estado, no entanto, haverá um sistema de plantão, de 10h às 15h, para acolhimento de demandas pontuais e orientação. A instituição ainda fará um monitoramento telefônico dos pacientes.
A oficina de prótese ocular também paralisará suas atividades e os atendimentos serão reagendados. O mesmo se dará com todos os programas da Afac. A presidente da associação, Kátia Castro Correa Pires, alerta que o prazo de 15 dias, dependendo da orientação das autoridades estadual e municipal, poderá ser estendido.
“Como tem sido dito, o esforço neste momento deve ser em conjunto, e como temos pacientes com múltiplas deficiências, seria um risco manter nossos serviços”, avalia.
O encaminhamento de pacientes de outros municípios, que geralmente se deslocam em transportes coletivos, é outra demanda que foi suspensa. A associação hoje presta serviço a cerca de mil pacientes por mês.
Como Centro Especializado de Reabilitação II (CER II), habilitado pelo Ministério da Saúde em 2014, realiza atendimentos tanto para o deficiente visual quanto para o intelectual.
Para maiores informações ligar para (21) 2717-2822 ou (21) 99821-8622.
A Afac fica localizada na Rua Padre Leandro, nº 18, no bairro do Fonseca.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!