Cidades
Área de Proteção Ambiental tem terceiro dia de incêndios em SG
Pelo terceiro dia consecutivo, a Área de Proteção Ambiental (APA) Estâncias de Pendotiba, em Maria Paula, sofre com incêndios. O último caso, que teve início na tarde de segunda-feira (23), resultou em um incêndio grave e de grandes proporções, que só foi controlado pouco depois das 2h desta quarta-feira, após trabalho conjunto dos agentes do Grupamento de Defesa e Proteção Ambiental (Gpam) da Guarda Municipal de São Gonçalo e militares do Corpo de Bombeiros. Uma área de Mata Atlântica equivalente a cerca de quatro campos de futebol já foi consumida pelas chamas dos últimos dias.
Devido à complexidade da região, as ações de combate ao incêndio se estenderam até a madrugada desta terça-feira (24).
“A noite e madrugada de combate ao incêndio foram dificultadas pelas características da região atingida pelo incêndio, pois trata-se de um local de mata fechada. É urgente que as pessoas se conscientizem de que estão cometendo crime quando soltam balões, colocam fogo no lixo e desmatam”, destacou o subsecretário de Meio Ambiente, Gláucio Brandão, que acompanhou o trabalho do Gpam e do Corpo de Bombeiros.
Há indícios de que a ação tenha sido criminosa. Agentes do Gpam que atuam na proteção da APA encontraram, na manhã desta terça-feira (24), uma fogueira na mata. Troncos de árvore cortados e queimados dão indícios de que o incêndio tenha sido provocado. O trabalho de rescaldo continua na região e guardas do Gpam ainda trabalham no local, utilizando abafadores para extinguir focos de incêndio que ainda se formam na mata.
No último domingo (22), por volta das 15h, a APA Estâncias de Pendotiba foi atingida por um grande incêndio, que não avançou graças à ação imediata dos guardas municipais do Gpam, que utilizando abafadores, conseguiram conter o fogo. O incêndio foi provocado pela queda de um balão.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!