Cidades
Após tumulto e demora, vacinação segue nesta quarta em São Gonçalo
Depois de um dia de tumulto e longas filas que ocasionaram mais de duas horas de espera para quem foi ao Polo Sanitário Washington Luiz, no bairro do Zé Garoto, nesta terça, a vacinação contra a covid-19 segue nesta quarta-feira de Cinzas (17), no município.
Idosos a partir de 83 anos podem tomar a primeira dose, assim como profissionais de saúde com mais de 60 anos, que trabalham em hospitais da cidade ou que moram em São Gonçalo e atuam em hospitais de outras cidades também podem se vacinar.
Entre o grupo de profissionais de saúde que podem receber a vacinação estão: enfermeiro, técnico e auxiliar de enfermagem, médico, fisioterapeuta, nutricionista, odontólogo, fonoaudiólogo, psicólogo, biólogo, farmacêutico, assistente social, biomédico e auxiliar e técnico de saúde bucal.
Nesta terça-feira (16), foram vacinados 2.126 idosos e 11 profissionais de saúde. Ao todo, São Gonçalo vacinou até o fim da tarde, 29.272 pessoas, sendo 21.803 trabalhadores da saúde, 6.032 idosos com mais de 83 anos, 1.370 funcionários e pessoas em Instituições de Longa Permanência (Ilpis) e 67 pessoas de residências terapêuticas.
As cinco unidades de saúde vão funcionar nesta quarta (17) normalmente, sempre das 8h às 17h, para aplicação das vacinas. A Secretaria de Saúde alerta que não há necessidade dos idosos chegarem antes do posto abrir. Os idosos com mais de 90 anos têm prioridade nas filas. O município também lembra que os cinco postos atendem em sistema drive-thru e a recomendação é para buscar o mais próximo de sua residência. Nos últimos dias, o pólo Washington Luiz tem registrado uma procura maior que as outras unidades, por ser área central.
Desde o início da campanha de vacinação contra covid-19, o município de São Gonçalo vem cumprindo o que determina o Plano Nacional de Imunização (PNI) do Ministério da Saúde, tanto na utilização e reserva das vacinas quanto no atendimento aos grupos prioritários. E, diante das denúncias de “vacina de vento” em outras cidades, a secretaria está incentivando os acompanhantes dos idosos a filmarem e/ou fotografarem a vacinação. Importante lembrar que os profissionais de saúde sempre exibem a seringa descartável com a dose antes de aplicar a vacina, para garantir a transparência do processo.
Calendário para idosos:
. Quarta-feira (17 de fevereiro) – Idosos a partir de 83 anos
. Quinta-feira (18 de fevereiro) – Idosos a partir de 81 anos
. Sexta-feira (19 de fevereiro) – Idosos a partir de 81 anos
Público-alvo e documentação solicitada:
– Profissionais de saúde com mais de 60 anos que trabalham em hospitais de São Gonçalo e moram na cidade.
Documentos solicitados: identidade funcional, comprovante de trabalho em área hospitalar, CPF ou cartão do SUS e carteira de vacinação.
– Profissionais de saúde com mais de 60 anos que trabalham em unidades hospitalares de São Gonçalo e que residem em outros municípios.
Documentos solicitados: identidade funcional, comprovante de trabalho em área hospitalar de São Gonçalo, CPF ou cartão do SUS e carteira de vacinação.
– Profissionais de saúde com mais de 60 anos que trabalham em hospitais de outros municípios e residem em São Gonçalo.
Documentos solicitados: identidade funcional, comprovante de trabalho em área hospitalar, comprovante de residência de São Gonçalo, CPF ou cartão do SUS e carteira de vacinação.
– Idosos (idades definidas de acordo com o calendário)
Documentos solicitados: identidade, CPF ou cartão do SUS, comprovante de residência e carteira de vacinação.
Locais de vacinação:
– Polo Sanitário Hélio Cruz, em Alcântara;
– Polo Sanitário Washington Luiz, no Zé Garoto;
– Clínica Gonçalense do Mutondo;
– Clínica Gonçalense Dr. Zerbini, no Arsenal;
– Unidade Municipal de Pronto Atendimento (Umpa) de Nova Cidade
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!