Cidades
Após incêndio, prédio da UFRJ tem andares interditados no Rio
Após um incêndio no prédio da reitoria da UFRJ, na Ilha do Fundão, na Zona Norte do Rio, na última terça-feira (20), três andares do imóvel serão interditados por precaução, informou a unidade em nota divulgada nesta quarta-feira (21).
Após uma vistoria preliminar no prédio Jorge Machado Moreira, o coordenador de Projetos Contra Incêndios da Universidade, Roberto Machado, informou que apenas por precaução e por orientação da Defesa Civil, os três primeiros andares da ala leste da edificação serão interditados. No local funcionava a sala da Procuradoria Federal da universidade.
Uma sindicância vai apurar as causas do incidente. De acordo com Machado, a interdição tem o objetivo de preservar o ambiente periciado pela Polícia Federal e facilitar a avaliação das perdas no local.
“Acreditamos que apenas houve perdas com material de escritório. Nenhum pilar ou viga foi comprometido”, ressaltou ele, que é professor da Escola Politécnica.
Machado destacou ainda que está em tramitação no Corpo de Bombeiros o projeto de Segurança Contra Incêndio e Pânico para a edificação, elaborado pela Coordenação de Projetos de Combate a Incêndio do Escritório Técnico da Universidade (CPCI/ETU).
Nos próximos dias, a Procuradoria Federal da UFRJ vai avaliar o que foi possivelmente perdido, mas grande parte dos dados e informações está preservada nos sistemas informatizados da Universidade.
A UFRJ já havia investido mais de 5 milhões de reais com reparos da estrutura, instalações hidrossanitárias, cobertura e impermeabilizações dos últimos três andares do prédio Jorge Machado Moreira, que sofrera com outro incêndio em outubro de 2016. Na ocasião, o oitavo andar da edificação, onde ficava a Pró-Reitoria de Gestão e Governança (PR-6), foi o principal atingido.
O fogo se alastrou rapidamente e só foi controlado com a chegada do Corpo de Bombeiros. Em decorrência do incêndio, os escritórios da Reitoria e das pró-reitorias foram deslocados para outras áreas da Cidade Universitária.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!