Alívio
Após denúncias do ENFOCO, carro largado em Santa Rosa é retirado
O carro era ponto de encontro de usuários de drogas
Após as denúncias do ENFOCO, os moradores de Santa Rosa, em Niterói, agora podem respirar mais tranquilos. Eles estavam há mais de um ano sofrendo com um carro abandonado na rua Santo Elías. O veículo, do modelo Palio vermelho, virou um ponto de encontro de usuários de drogas que traziam medo e insegurança para o local. O veículo foi retirado da rua nesta terça-feira (1).
LEIA+: Carro abandonado vira 'point' de usuários de drogas em Niterói
LEIA+: Carro abandonado na Zona Sul de Niterói ainda não foi retirado
A informação foi confirmada por um morador da rua que preferiu não se identificar. O sentimento que fica agora é de alívio. "Depois de muito tempo no aguardo, estamos aliviados e menos preocupados, já que não conhecíamos as pessoas que 'frequentavam' o veículo. Agora, vamos limpar a sujeira que ficou acumulada embaixo por este tempo todo", afirmou.
O caso
O ENFOCO falou sobre o caso em meados de junho. O carro estava no local há mais de um ano e era usado por usuários de drogas como 'point' há 8 meses. Por causa do medo, os moradores da rua pediam ajuda.
"Eu já vi, várias vezes, pessoas usando maconha no carro. Esse carro está abandonado, não sabemos quem é o dono, e não tem placa do lado de fora, a placa está no banco do lado de dentro. Eu moro aqui há cinco anos e nunca vi isso. Tem muitas comunidades ao redor, então, a região tem usuários de drogas, mas é só anoitecer que alguns vem até aqui e ficam fumando no carro. Temos medo né? Além do cheiro ruim que fica, a gente não sabe se essas pessoas são perigosas", disse um morador que preferiu não se identificar na época da denúncia.
Outro entrevistado, que preferiu manter o anonimato, mora na região há 16 anos e afirmou que a rua, num geral, é segura, no entanto, ele passou a ter medo quando percebeu os usuários de drogas no local. O carro onde os usuários ficavam estava sujo, com fezes de animais ao redor, além de restos de alimentos, atraindo ratos. Com isso, os roedores entravam até nas casas desses moradores, sem contar o mau cheiro de lixo e a podridão que ficava nas portas das residências.
"Essa porta do carro que eles usam fica até aberta. Eles sempre vem aqui. Até roupas, as vezes, eles deixam nesse carro. Eu já liguei para a Polícia Militar e para a Prefeitura, não sabemos se é com eles, mas nada foi resolvido. É mau cheiro, ratos, lixo e tudo! Desde que esse pessoal veio para cá, a rua ficou mais perigosa. Não sei se tem ligação, mas já houve roubo de cabos e de um carro nesses últimos meses. Não sabemos mais o que fazer, a gente nem gosta mais de sair de casa por medo desses usuários, não sabemos quem são e o que podem fazer conosco", afirmou.
O carro estava estacionado na rua e apresentava marcas de abandono, já que estava com a lataria e a cor danificadas, além de pneus furados, lixo e aberto, por isso, servia de point para que os usuários de drogas o usassem.
Procurada, a Polícia Militar informou, na época, que "o comando do 12º BPM (Niterói), após tomar ciência do assunto, irá intensificar o policiamento na região, bem como, as abordagens."
Já a Subsecretaria de Trânsito e Transportes (SSTT) informou, por meio da Prefeitura de Niterói, na época, que "em casos como esses a população pode denunciar e entrar em contato através do número 153, que atende no Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp) para que o órgão possa acionar a força de segurança mais próxima para avaliar o local e tomar as medidas cabíveis e, se for necessário, providenciar a retirada do veículo após análise documental."
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!