Logo Enfoco


    Cidades

    Após chuvas, estágio de mobilização segue em Niterói e região

    Publicado 13/12/2021 às 11:01 | Atualizado em 13/12/2021 às 12:17 | Autor: Ana Fernanda
    Ouça a reportagem
    Siga no Google News Siga o Enfoco no Google News

    Publicada às 11h01. Atualizada às 12h17.

    Imagem ilustrativa da imagem Após chuvas, estágio de mobilização segue em Niterói e região
    Moradores registraram ruas alagadas após temporal. Foto: via grupo Enfoco

    As fortes chuvas que atingiram Niterói, Maricá e São Gonçalo neste domingo (12) ocasionaram diversos pontos de alagamentos e deixaram algumas cidades em estágio de atenção. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (inmet), os municípios devem ficar em alerta para chuvas intensas a partir da tarde desta segunda-feira (13).

    Em Niterói, ainda nesta segunda (13), equipes da prefeitura estão nas ruas trabalhando para diminuir os impactos do mau tempo. Dentre as principais ocorrências, o município registrou seis ocorrências, a maioria relacionadas a desabamento de árvores. Apesar disso, não há registro de vítimas.

    Nas redes sociais, moradores da Zona Sul registraram pontos de alagamento em bairros como Icaraí, Santa Rosa e Ingá. Além disso, a chuva também ocasionou corte de energia, no bairro Pé Pequeno, por exemplo, moradores relataram estarem sem luz desde às 16h deste domingo (12) até a manhã desta segunda (13).

    A Enel Distribuição Rio informa que a chuva e os fortes ventos que atingiram algumas regiões do Estado causaram interrupção no fornecimento de energia para alguns clientes na área de concessão da Enel Rio, principalmente nos municípios de Niterói, São Gonçalo e Itaboraí.

    "A concessionária triplicou o número de equipes de emergência em campo e já restabeleceu o fornecimento para mais de 96% dos clientes afetados", afirma.

    Ainda segundo a prefeitura de Niterói, os maiores acumulados em uma hora foram registrados no Morro do Estado, Morro do Cavalão, São Francisco, Pé Pequeno e Morro do Palácio.

    Ainda em Niterói, a Secretaria de Conservação e Serviços Públicos está trabalhando, em conjunto ao Corpo de Bombeiros e Companhia Municipal de Limpeza Urbana de Niterói (CLIN), na retirada de árvores e galhos que caíram em alguns locais da cidade.

    As equipes também estão percorrendo as vias com objetivo de minimizar possíveis pontos de alagamento e atuando no desentupimento de ralos. Ao final da chuva o escoamento se deu de forma rápida. Agentes da Niterói Transporte e Trânsito (NitTrans) estão orientando os motoristas a evitarem pontos com ocorrências. 

    Profissionais da Companhia Municipal de Limpeza Urbana de Niterói (CLIN) trabalham na retirada de árvores e galhos que caíram em alguns locais da cidade. Foto: Karina Cruz

    O Centro de Monitoramento e Operações da Defesa Civil de Niterói enviará informes conforme necessidade e atualizações. Em caso de emergência, é possível ligar para os telefones 199 ou 2620-0199.

    São Gonçalo e Maricá

    Em São Gonçalo, bairros como Colubandê e Boaçu também registraram pontos de alagamento, mas em menor intensidade. A Subsecretaria de Defesa Civil de São Gonçalo informou que não registrou nenhum chamado para atendimento emergencial em decorrência da chuva e que não houve necessidade de acionamento de sirene, pois nenhum sistema atingiu o nível pluviométrico para o gatilho.

    O município segue em estágio de observação. Segundo a Defesa Civil, o acumulado de 24 horas registrado nos pluviômetros do Sistema de Alerta e Alarme: Gradim: 1/; Pontal: 3.4 mm; Boa Vista: 3.2 mm; Ten. Jardim: sem registro; Sete Pontes: 3.8 mm; Eng. Pequeno: 4: 21.8 mm; Eng. Peq 2: 2.8mm; Arsenal: 7.0 mm; Novo México: 14.8 mm; Ipiiba: 7.4 mm; Vista Alegre: 2.76 mm; Mutuaguaçu: 2.2 mm; Pita: 3.79 mm.

    A previsão para esta segunda-feira (13) é de pancadas de chuva isoladas a partir da tarde e que a Defesa Civil permanece monitorando os radares e aferindo a precipitação pluviométrica, com o serviço de atendimento ao cidadão 24 horas por dia. Em casos de emergência, ligue 199.

    Em Maricá, moradores relataram, além das fortes chuvas, trovoadas em bairros como Centro, Marquês, Flamengo e Itaipuaçu.

    Previsão

    O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta para Niterói, Maricá e São Gonçalo com previsão de chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h). Risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

    Ainda nesta segunda-feira (13), a previsão de muitas nuvens com pancadas de chuva e trovoadas isoladas a partir desta tarde, com temperaturas máxima de 30ºC e mínima de 23ºC nos três municípios.

    Na terça-feira (14), o dia deve amanhecer encoberto e com chuvisco, com temperatura máxima de 32ºC e mínima de 23ºC em Niterói, São Gonçalo e Maricá.

    Na quarta-feira (15), apesar das temperaturas serem maiores, com máxima de 36ºC e mínima de 25ºC a previsão é dia com muitas nuvens e pancadas de chuvas isoladas em Niterói e São Gonçalo. Enquanto em Maricá, as temperaturas serão de máxima de 34°C e mínima de 23°C

    Na quinta (16), o dia também deve ser de muitas nuvens com pancadas de chuva isolada, com máxima entre 33°C e 34ºC e mínima entre 23°C e 24ºC nas três cidades .

     Já na sexta (17), o dia deve ser encoberto e com chuvisco com máxima entre 31ºC e 32°C mínima de 23ºC em Niterói, São Gonçalo e Maricá.

    Tags

    Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco
    Achados e Perdidos

    Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!

    Entrar no grupo
    Artigo anterior
    <

    Luísa Sonza fala sobre sexualidade e reação da mãe: 'achou que eu era lésbica'

    Próximo artigo
    >

    Confira os resultados do novo sorteio das oitavas de final da Champions League

    Relacionados em Cidades