Cidades
Apadrinhamento de crianças e adolescentes em Maricá
O cadastramento para apadrinhamento de crianças e adolescentes que estão abrigados nas Casas de Acolhimento em Maricá está sendo promovido através da Secretaria de Assistência Social e Coordenadoria de Atendimento às Crianças e aos Adolescentes.
Os interessados em participar do projeto “Transformando Vidas” devem procurar a coordenadoria, que fica na sede da secretaria (Rua Domício da Gama, 398, Centro – em frente ao hospital Conde Modesto Leal), portando a identidade original, CPF original e o comprovante de residência. Os apadrinhamentos serão executados em parceria com o Poder Judiciário e o Ministério Público.
Há dois tipos de apadrinhamento. O primeiro é o financeiro - quando a pessoa ou empresa não se envolve com a criança e não frequenta a instituição e a responsabilidade é apenas de custeio diante das demandas das casas de acolhimento.
Os recursos doados são direcionados para: alimentação, medicamentos, exames, roupas, sapatos, material escolar, cursos específicos para cada criança, entre outros. Os gastos ficam a cargo direto do padrinho financeiro para as demandas que desejam custear.
Já o segundo apadrinhamento é o afetivo, que possibilita que um padrinho ou madrinha (selecionados após uma análise rigorosa que inclui todos os aspectos da vida pessoal do interessado) auxilie a resgatar o convívio familiar de crianças e adolescentes, que não conseguem esse suporte emocional dos responsáveis.
Dessa forma, a criança ou o adolescente terá a possibilidade de se relacionar e conviver dentro do equipamento e em outro ambiente. Ou seja, com passeios e outras atividades, que os façam conhecer valores que favorecem e podem influenciar positivamente sua formação.
O projeto não implica em nenhum vínculo jurídico, e as famílias cadastradas no Cadastro Nacional de Adoção (CNA) são prioridades na adoção destas crianças ou adolescentes. Neste caso, há um desligamento total entre a criança e os pais biológicos e dos padrinhos afetivos.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!