Carnaval
Ao som de Beatles, bloco Sargento Pimenta agita a folia no Rio
Grupo retorna às ruas carioca depois de três anos
Milhares de foliões acordaram cedo na manhã desta segunda-feira (20) para curtir o bloco Sargento Pimenta, no Aterro do Flamengo, Zona Sul do Rio. A festa carioca reverencia o grupo de rock britânico 'The Beatles', transformando os sucessos em ritmos brasileiros carnavalescos.
"Esse bloco surgiu no Carnaval, entre amigos que saíram de um bloco muito embriagados, tiveram várias ideias, uma delas era um bloco de Beatles. Só que esses amigos não eram músicos, então eles me convidaram e fizemos a primeira fundação musical lá em 2010", conta Leandro Donner, de 34 anos, um dos fundadores do Sargento Pimenta.
Com o tema 'Get Back', uma das músicas do quarteto britânico que diz "volte para o seu lugar de origem", o bloco volta às ruas depois de longos três anos sem poder curtir, devido a pandemia de Covid-19. O retorno é marcado por muito rock e com um palco recheado de atrações.
"Dá um medinho [retorno aos palcos], mas tem muito amor, muita animação. Mas também um receio, a gente não faz isso há três anos. Essa interrupção forçada de tudo [pandemia], agora vem com um misto de sentimentos. Mas estamos muito felizes, é bom o frio na barriga", desabafou.
Além da tradicional banda que se apresenta todo ano, cerca de 100 batuqueiros foram convidados a participar do ritmo que embalou os foliões. Além disso, presenças ilustres como Antonia Medeiros, ex-participante do The Voice Brasil, e Moyseis Marques, artista do samba indicado ao Grammy latino, também subiram ao palco.
"Nós amamos esse bloco, estava morrendo de saudade, eu sempre venho com o meu marido, somos grandes fãs dos Beatles e não tem nada mais talentoso do que misturar esse ícone do rock, com o Carnaval", conta a recepcionista Alice Werneck, de 32 anos.
Caracterização
E para embarcar no ritmo dos garotos de Liverpool, os foliões entraram no clima britânico e deixaram a criatividade falar mais alto. Esse foi o caso do carioca Ralf Toenjes, empresário de 31 anos, que toda edição vai fantasiado de Paul McCartney.
"Desde a segunda edição venho assim, a primeira vez eu vim só como telespectador e veio um monte de repórter querendo fazer entrevista, aí eu entrei para dentro da grade e nunca mais sai, tô há 10 anos com presença garantida, Paul McCartney brasileiro", conta.
Por coincidência, outro membro do 'fab four' ressuscitou só para pular a folia carioca. Acontece que o pintor Daniel Gnattali, de 37 anos, foi caracterizado de John Lennon.
"Muita felicidade em poder estar aqui, compartilhando e ritualizando esse momento, com essa galera maravilhosa, que todo ano faz um trabalho espetacular de educação musical, de educação em outras esferas. Construção de pessoas maravilhosas", disse.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!