Logo Enfoco


    Cidades

    Alunos com deficiência participam de colônia de férias em Maricá

    Publicado 01/02/2020 às 16:44 | Autor: Plantão Enfoco
    Ouça a reportagem
    Siga no Google News Siga o Enfoco no Google News
    Além da Arena Flamengo, os núcleos do CEU Mumbuca e do Maricá+Esporte, em Barra de Maricá, também receberam alunos PcD durante a colônia de férias. Foto: Divulgação - Prefeitura de Maricá

    Foi um sucesso a primeira edição da colônia de férias para Pessoas com Deficiência (PcD) promovida pela Secretaria de Esporte e Lazer de Maricá. Entre os dias 20 e 30, a Arena Flamengo recebeu dezesseis alunos com paralisia cerebral, síndrome de Down, autistas, surdos e outras deficiências, que participaram de atividades esportivas e brincadeiras, totalmente integrados aos alunos sem deficiência.

    Segundo a coordenadora do projeto, Grazielle Ramos, nos primeiros dias os participamtes fizeram uma adaptação, para em seguida se integrarem às demais crianças, que os receberam muito bem.

    “Quem é acostumado com esse trabalho, como eu, percebe no olhar do aluno que o projetp está dando certo”, disse ela, que tem um filho de 14 anos que é autista e também participou das atividades da colônia de férias.

    Mãe de Thiago, de 33 anos, que tem paralisia cerebral, Sara Monteiro confirma a boa adaptação do filho às atividades.

    “Ele sempre teve muita dificuldade para fazer exercício físico, não tinha motivação, mas com a colônia de férias ele se animou muito e está se divertindo”, contou ela, que soube da colônia na própria Arena Flamengo e é só elogios à atenção dada ao filho no município, tanto na escola quanto nas atividades esportivas: “Vim do Rio para Maricá há 15 anos e senti uma grande diferença no acolhimento dele, na atenção dispensada à pessoa especial. É um trabalho muito bacana mesmo”, afirma.

    Moradora do município há 20 anos, Maria Célia Cintra acompanhava o filho Daniel Felipe e afirma que a integração com crianças não especiais foi um grande trunfo da colônia de férias, justamente por ajudar na inclusão dos PcD na sociedade.

    “Faltava mesmo a parte esportiva para a maior inclusão das pessoas especiais, e agora o Daniel faz várias atividades: ele adora futebol e natação e adorou a colônia de férias, não deixou de vir um só dia”, disse.

    Além da Arena Flamengo, os núcleos do CEU Mumbuca e do Maricá+Esporte, em Barra de Maricá, também receberam alunos PcD durante a colônia de férias.

    Tags

    Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco
    Achados e Perdidos

    Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!

    Entrar no grupo
    Artigo anterior
    <

    Fluminense se prepara para enfrentar o Boavista no Carioca

    Próximo artigo
    >

    Semana pedagógica em Maricá começa na próxima segunda

    Relacionados em Cidades