Cidades
Alerta: Indicador dispara e Niterói pode voltar a fechar
Faltando menos de 48 horas para a chegada do dia 1º, Niterói se aproxima de retroceder para novas restrições, com fechamento de vários setores na cidade. Isso porque o indicador síntese acaba de atingir 9.6 no sinal da semana que vai de 28 de dezembro a 3 de janeiro. A informação foi divulgada nesta quarta-feira (30) pela prefeitura.
O indicador síntese é composto de 12 critérios: como número de leitos disponíveis, casos confirmados e número de óbitos, e orienta o Plano de Transição Gradual para o Novo Normal.
No decorrer da pandemia, o governo vem explicando que se o indicador atingir 10, a cidade chega ao estágio laranja – atenção máxima, e novas medidas de restrição poderão ser implantadas.
A cidade permanece no estágio amarelo nível 2 – alerta máximo e o indicador síntese da última semana apontava para 8.8, representando alta de quase dois pontos em pouco mais de sete dias.
Quando o indicador chegar em 5, cenário ainda distante na cidade, o município passa para o estágio amarelo nível 1 – alerta, e novas atividades são permitidas.
Casos
Nesta terça-feira (29) a cidade atingiu a marca de 22.418 casos de coronavírus no somatório dos últimos dez meses, segundo a Secretaria Municipal de Saúde. Ao todo, são 21.492 pessoas curadas, 145 em isolamento, 170 hospitalizadas e 611 óbitos.
O governo alerta que para ajudar a diminuir os impactos da pandemia e cuidar da sua saúde, é fundamental respeitar as regras de distanciamento social e uso correto da máscara.
Niterói tem um sistema de cores para identificar os estágios do combate ao coronavírus na cidade e os níveis de restrição de circulação e isolamento social colocados em prática.
Os estágios têm as cores preta (situação extremamente grave da pandemia), vermelho (situação muito grave, com restrições de circulação mais rígidas – estágio atual), laranja (atenção máxima) e amarelo (alerta).
O sinal verde só deverá ser adotado quando estiver disponível uma vacina contra a Covid-19.
Calamidade no Estado
O Governo do Estado renovou até 1º de julho de 2021 o Estado de Calamidade Pública devido a situação de emergência causado pelo novo coronavírus. O decreto foi publicado em Diário Oficial nesta terça (29).
De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES) até esta terça foram registrados 426.259 casos confirmados e 25.078 óbitos por coronavírus (Covid-19) no estado. Há ainda 573 óbitos em investigação e 2.457 foram descartados. Entre os casos confirmados, 396.095 pacientes se recuperaram da doença.
A SES esclarece que os 136 óbitos registrados nesta terça não aconteceram todos no mesmo dia; ocorreram entre as semanas epidemiológicas 27 a 53.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!