Cidades
Alerta contra o sarampo
A Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro alertou nesta quita-feira (1º) sobre o combate ao sarampo no Estado em virtude de um surto em São Paulo. A ação tem a finalidade de reforçar a necessidade da prevenção com vacina, disponível nos postos municipais.
A recomendação é que crianças a partir de 1 ano e adultos até 49 anos que não se vacinaram procurem os postos municipais.
No ano passado, o Rio de Janeiro alcançou 95% de cobertura vacinal para o público-alvo e foram notificados 20 casos de sarampo. Este ano, o Estado já registrou 13 casos da enfermidade.
Segundo a Fundação Municipal de Saúde, cerca de 4.481 pessoas foram vacinadas em Niterói e não há registro da doença na cidade, no período de janeiro a julho. Em São Gonçalo, a administração também não registrou notificação de residentes com suspeita e/ ou confirmação da doença.
Já em Maricá, foram registradas cinco casos suspeitos de sarampo no início do ano, mas todos foram descartados após os exames de laboratório.
Prevenção
A Secretaria Estadual de Saúde está fazendo a distribuição de panfletos informativos em rodovias, terminais ferroviários, metrô, BRTs e aeroportos do Rio. O material reforçará a importância de se vacinar e os sintomas.
"A ação faz parte da recomendação do Ministério da Saúde e estamos colocando em prática. A indicação é fazer a administração da tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola) para crianças a partir de 1 ano de idade e os adultos até 49 anos que não estão em dia com a vacina", explica Alexandre Chieppe, da Secretaria Estadual de Saúde.
Transmissão - O sarampo é uma contagiosa de fácil transmissão e contaminação pode ser por meio da fala, tosse e espirro. A vacina é a única forma de prevenção da doença e está disponível na vacinação de rotina nas unidades de saúde.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!