Carnaval 2022
Acabou a espera: Série Ouro abre os desfiles na Sapucaí
Conheça os enredos que serão apresentados pelas agremiações
Alô setor 1, chegou a hora! Após longos 25 meses e 20 dias, ou melhor dizendo mais de dois anos, a Marquês de Sapucaí vai voltar a tremer. Ao todo, contando com o desfile das campeãs, são cinco dias de exibição das escolas de samba. E a festa já começa às 21h desta quarta-feira (20) com o primeiro dia de desfile das agremiações da Série Ouro.
Sexta e sábado será a vez das escolas do Grupo Especial de se apresentarem na passarela do samba.
São 15 escolas que participam da Série Ouro. O tempo para desfile fica entre 45 e 55 minutos. A promessa é de arquibancadas lotadas.
A campeã ganha a chance de desfilar, em 2023, no grupo especial. As duas piores colocadas caem para a Série Prata e desfilam, no próximo ano, na Intendente Magalhães.
O ENFOCO preparou uma matéria especial com os enredos de cada agremiação da Série Ouro.
GRES Em Cima da Hora
Primeira agremiação a se apresentar nesta quarta, a Em Cima da Hora vai reeditar o enredo de 84, "33 - Destino Dom Pedro II", contando, de forma irreverente, a história do trem de número 33, que saía de Japeri, na Baixada Fluminense, e tinha como destino final a antiga estação Dom Pedro II, hoje conhecida como Central do Brasil.
O desfile da escola de Cavalcanti, na Zona Norte do Rio, está previsto para começar às 21h.
GRES Acadêmicos do Cubango
Segunda agremiação a desfila nesta quarta, a niteroiense Cubango traz uma homenagem à Chica Xavier, atriz e yalorixá. A Verde e Branco tem como enredo "Chica Xavier, a mãe baiana do Brasil". Conhecida como uma das escolas mais tradicionais de Niterói, a Cubango promete recordar a trajetória da atriz, em novelas, teatro e cinema.
A Cubango desfila entre 22he 22h10.
GRES Unidos da Ponte
Representante da Baixada Fluminense, a agremiação de São João de Meriti, quer dar a volta por cima e retornar á elite do carnaval. A Ponte traz o enredo "Santa Dulce dos Pobres - o anjo bom da Bahia" com a ideia de falar do valor da solidariedade. E para falar do assunto, a escola busca condecorar a história da Irmã Dulce, uma religiosa que dedicou parte de sua vida para fazer caridade na Bahia.
A previsão é que a Ponte comece a desfilar às 22h50.
GRES Unidos do Porto da Pedra
A escritora e yalorixá Mãe Stella de Oxóssi será a grande homenageada da agremiação gonçalense. Com o enredo "O caçador que traz alegrias", a Porto da Pedra mostra a luta pelo respeito ao candomblé.
A Porto da Pedra será a quarta escola a desfilar na Sapucaí. A previsão é para 23h45.
GRES União da Ilha do Governador
Buscando a redenção e a volta à elite, a Ilha leva a crença de nossa Senhora Aparecida à Sapucaí. Com o enredo "O vendedor de orações", a agremiação conta a história da santa por meio da fé, através da libertação do escravo Zacarias.
O desfile da União da Ilha deve começar por volta de 00h40.
GRES Unidos de Bangu
"Deu Castor na cabeça"! Com um enredo em homenagem ao bicheiro Castor de Andrade, a Unidos de Bangu vai contar a história de um dos bairros mais tradicionais da Zona Oeste carioca. A promessa é de uma grande viagem ao tempo, entre a criação do time Bangu Atlético Clube, a construção da fábrica de tecidos e tributo ao contraventor.
GRES Acadêmicos do Sossego
A Sossego encerra o primeiro dia de desfile da Séria Ouro. A escola de Niterói vai apresentar as crenças indígenas em respeito ao meio ambiente. A ideia é promover o encontro espiritual com os povos indígenas como um 'remédio' de manutenção do planeta.
Na noite de quinta (21) a passarela do samba recebe as outras escolas da Série Ouro.
Lins Imperial - "Mussum Pra Sempris – Traga o Mé que Hoje com a Lins Vai Ter Muito Samba no Pé!"
Inocentes de Belford Roxo - "A Meia-Noite dos Tambores Silenciosos"
Estácio de Sá - "Cobra Coral, Papagaio-Vintém. #VestiRubroNegro Não Tem Pra Ninguém"
Acadêmicos de Santa Cruz - "Axé, Milton Gonçalves! No Catupé da Santa Cruz"
Inocentes de Belford Roxo - "A Meia-Noite dos Tambores Silenciosos"
Unidos de Padre Miguel "Iroko – É Tempo de Xirê"
Acadêmicos de Vigário Geral - "Pequena África: Da Escravidão ao Pertencimento – Camadas de Memórias entre o Mar e o Morro"
Império da Tijuca - "Samba de Quilombo: a Resistência pela Raiz"
Império Serrano - "Mangangá"
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!