Celebração
6 mil fiéis confeccionam tapetes de sal neste feriado em SG
No município, os tapetes formam o maior da América Latina
"É a festa do louvor, uma forma de gratidão que oferecemos a Deus por tudo o que ele faz por nós". É isso o que move os milhares de voluntários que colorem, com os tapetes de sal, a rua Coronel Moreira César, no Colubandê, em São Gonçalo, nesta quinta-feira (8), no feriado de Corpus Christi (palavra que vem do latim e significa 'Corpo de Cristo'). A definição foi dada por Dulcinéia Brum, da Paróquia Matriz de São Gonçalo. Ela é uma das pessoas que está atuando na confecção de um tapete de sal para formar o maior tapete da América Latina. Ao todo, estão sendo confeccionados 238 tapetes de sal, de várias cores, em mais de 2 quilômetros de extensão.
A data tem como objetivo celebrar o mistério da Eucaristia, que inclui o Sacramento do Corpo e do Sangue de Jesus Cristo. O pároco da Igreja Matriz São Gonçalo do Amarante, o padre André Luis Bastos Siqueira, falou sobre a importância da data e a história da celebração em SG.
"Para nós, católicos, nós celebramos e evidenciamos nossa fé na presença real de Jesus na Eucaristia. Essa solenidade começou a ser celebrada no século XIII e rapidamente se espalhou pela Europa toda, chegando no Brasil com os colonizadores. A primeira vez que celebraram com ruas ornamentadas foi em Ouro Preto, em Minas Gerais. Em São Gonçalo, como todas as outras igrejas católicas, celebravam-se dentro da própria igreja. Em 1995, as igrejas se reuniram para celebrar na avenida principal aos moldes do que temos hoje", disse ele.
Estão sendo utilizados, na data de hoje, aproximadamente 50 toneladas de sal, 200 sacos de serragem de 100 litros e inúmeros tubos de xadrez para a confecção dos tapetes, que são considerados Patrimônio Público Cultural e Religioso do município. Dentre os tema dos tapetes deste ano, estão: Eucaristia, Campanha da Fraternidade 2023 “Fraternidade e Fome”, Sinodalidade e Rumo aos 100 Anos do Cristo Redentor, dentre outros.
"Contamos com 6 mil voluntários confeccionando tapetes na avenida, além das pessoas que passam visitando. Uma grande festa, um dia bonito, a festa se torna cultural também", disse ele. A expectativa é de 50 mil pessoas passando pelo local durante todo o dia.
Dulcinéia Brum é uma das que está confeccionando um tapete. Ela, junto com outros voluntários, está fazendo um tapete com uma hóstia. "Eu tentei chegar aqui às 6h30, mas cheguei às 7h. Nosso tapete é da Eucaristia, que é o ápice da comunhão de nosso senhor Jesus Cristo. Isso é uma festa, simboliza a ressureição de Jesus. É um ato de gratidão que fazemos a Deus por tudo o que ele faz por nós", disse ela.
São inúmeras as famílias que se reúnem para celebrar sua fé na festa. Alexandre e Daniele Cardoso são um exemplo disso. Eles formam um casal que acompanha a festa há 20 anos. Eles sempre confeccionaram tapetes. Ambos são da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, do Barro Vermelho. "É Jesus que nos move. Nossas filhas cresceram aqui. Hoje, uma tem 26 e outra tem 19. A mais nova já nasceu no tapete e a mais velha começou com seis anos", disse Daniele.
O tapete deles fala sobre Sinodalidade, que significa todos caminhando juntos como Povo de Deus. No tapete, foram desenhadas, com sal, diversas pessoas, de diversas cores e formas.
"É uma unidade! É o que vivemos aqui, todas as igrejas reunidas em um único lugar, vivendo por Jesus. Além de que é uma alegria imensa ver esse retorno após a pandemia. Todos vacinados e de máscara, empenhados", disse Alexandre.
A enfermeira Rosana dos Santos Reis tem tanto orgulho de ter São Gonçalo como o maior tapete de sal da América Latina, que levou sua afilhada de cinco anos para ver. "É cultural! Acho interessante ela como criança conhecer a cultura de São Gonçalo, para ela ter conhecimento e ver a beleza", disse ela que tem 37 anos.
A programação do dia começou às 4h e se estenderá até às 16h com a missa da Celebração Eucarística de Corpus Christi, presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Niterói, Dom José Francisco Rezende Dias. Além disso, também haverá uma procissão.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!