Segurança
WhatsApp libera nova função de proteção contra roubo de conta
Aplicativo mostrará um alerta durante a transferência de dados
O WhatsApp anunciou uma nova ferramenta para evitar roubo de contas. Com a nova atualização em caso de uma tentativa de transferência de conversas para outro aparelho, o aplicativo poderá pedir uma confirmação para o aparelho antigo. Esta nova atualização começará a ser liberada durante a quinta-feira (13) para todos os usuários.
Com esta mudança, ao notar um comportamento suspeito no aplicativo, o WhatsApp irá perguntar no celular antigo se você deseja realmente migrar a conta para outro smartphone. O aplicativo não divulgou, no entanto, o que pode ser considerado uma atitude suspeita no aplicativo.
No WhatsApp, o alerta exibirá o horário e qual o modelo de celular que a tentativa de transferência. Além disso, o aplicativo vai deixar claro que a mudança de aparelho irá apagar totalmente a conta do celular antigo. Os usuários da plataforma poderão permitir ou não a mudança.
Segundo a empresa, caso o usuário não tenha mais acesso ao aparelho antigo, em casos de perdas, roubos, furtos ou quebra do celular, será possível pedir uma segunda senha de uso único para seguir com a transferência.
A ideia do WhatsApp é criar mais uma ferramenta de verificação e combate às tentativas não autorizadas de transferência de conta. Além disso, a medida evita que usuários tenham seus perfis roubados depois de enviarem o código de verificação do aplicativo para outras pessoas.
Verificação de dispositivo
O WhatsApp está implementando verificações em dispositivos para combater arquivos mal-intencionados em celulares. O objetivo é impedir que malwares possam enviar mensagens em nome dos usuários sem permissão. Essa verificação será feita automaticamente pelo aplicativo, sem a necessidade de mudanças na configuração.
De acordo com o WhatsApp, essa medida visa combater malwares que tentam roubar a chave de autenticação, que é única para cada conta e é necessária para se conectar à plataforma.
Códigos de verificação automáticos
Além disso, o pacote de recursos de segurança inclui uma atualização na forma como os usuários podem verificar se uma conversa está protegida pela criptografia de ponta. A atualização irá permitir que cada um faça o teste imediatamente ao clicar sobre o nome do contato em uma conversa e selecionar "Criptografia".
Até o momento, essa página mostrava apenas um QR Code e um código numérico de 60 dígitos, que seguiram disponíveis, mas essa opção exige a interação entre os participantes da conversa para que seja confirmado pelas duas partes a proteção.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!