Ideia
WhatsApp brasileiro? Entenda novo projeto do governo Lula
Informação foi confirmada pelo presidente da ADBI
A Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) está desenvolvendo um novo serviço de troca de mensagens por celular, inspirado no WhatsApp. A informação foi divulgada com exclusividade pela revista "Veja", nesta segunda-feira (2).
Em entrevista à publicação, o presidente da ABDI, Ricardo Capelli, anunciou que a agência está prestes a lançar uma licitação para contratar o serviço. O projeto inicial será uma plataforma corporativa exclusiva para os servidores da ABDI, com a possibilidade de expansão para outros órgãos governamentais no futuro.
O objetivo do projeto é oferecer uma solução segura para a comunicação interna do governo, evitando o uso de plataformas estrangeiras que podem representar riscos de segurança. Capelli citou o caso de espionagem da ex-presidente Dilma Rousseff pela Agência Nacional de Segurança (NSA) como um exemplo dos riscos envolvidos.
Capelli destacou ainda que a iniciativa visa garantir a "soberania nacional" e a segurança das informações trocadas dentro do governo, sem a intenção de substituir os aplicativos de mensagens usados pelo público em geral.
“Não é paranoia nossa, não é teoria da conspiração, pois já houve diversos casos de quebra de sigilo de mensagens. Não estamos querendo banir as plataformas de mensagens atuais, mas sim criar uma alternativa segura que represente a soberania nacional e assegure a confidencialidade das informações trocadas”, argumentou.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!