Assustador
Vídeo: Avião balança durante passagem de tufão no Japão
Devido ao tufão, centenas de voos foram cancelados no país
Nesta quinta-feira (29), um avião da companhia Jeju, que tentava pousar no aeroporto de Fukuoka, na ilha de Kyushu, sul do Japão, precisou abortar a manobra devido aos fortes ventos provocados pelo tufão Shanshan. Durante a aproximação para o pouso, o avião enfrentou rajadas intensas, que fizeram a aeronave cambalear e forçarem o abortamento da aterrissagem. O avião então retomou a subida.
O tufão, que atingiu o Japão na manhã da quinta-feira (29), trouxe ventos superiores a 250 km/h e resultou em três mortes.
De acordo com o Ministério dos Transportes do Japão, centenas de voos foram cancelados em todo o país devido ao tufão, e os serviços de trem foram suspensos em várias regiões de Kyushu.
Tufão
O tufão Shanshan é o mais recente evento climático severo a atingir o Japão e deve se aproximar das regiões central e oriental do país, incluindo a capital Tóquio, por volta do fim de semana, de acordo com a agência meteorológica do Japão.
Milhões de pessoas foram forçadas a abandonar suas casas devido à passagem do tufão, que avançava em direção à província de Kagoshima, no sul do Japão, segundo o departamento meteorológico japonês.
Na véspera, o porta-voz do governo japonês, Yoshimasa Hayashi, alertou que o Shanshan, classificado como "extremamente forte" , traria "ventos violentos, ondas altas e uma tempestade em níveis nunca antes vistos por muitas pessoas".
Em Gamagori, três pessoas morreram devido a um deslizamento de terra causado pelas tempestades: um casal de aproximadamente 70 anos e um de seus filhos, conforme relatado pela agência de notícias local Kyodo.
Autoridades registraram ventos de até 252 quilômetros por hora na região, e a agência meteorológica japonesa alertou que a chuva pode alcançar metade do total anual esperado para a área.
Além disso, a tempestade provocou intensas chuvas em grande parte do país, resultando em um deslizamento de terra na cidade de Gamagori na terça-feira (20), que soterrou uma casa habitada por uma família de cinco pessoas.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!