Decisão histórica
Vaticano autoriza benção para casais do mesmo sexo
Documento autorizado pelo Papa foi publicado nesta segunda (18)
O Vaticano afirmou nesta segunda-feira (18), que irá permitir que padres concedam bençãos a casais do mesmo sexo, em uma decisão histórica.
A decisão, contrária a doutrina da Igreja Católica, que condena a união homossexual, está em um documento assinado pelo Papa Francisco divulgado nesta segunda.
Agora, padres católicos romanos podem administrar bençãos a casais do mesmo sexo, se quiserem.
Eles também têm o direito de se recusar, porém, estão proibidos de impedir "a entrada (em igrejas) de pessoas em qualquer situação em que possam procurar a ajuda de Deus através de uma simples bênção”, conforme o documento.
A benção não pode ter nenhuma similaridade com uma cerimônia de casamento, segundo o documento, pois a Igreja Católica ainda considera essa união como "irregular" e que sua doutrina não mudou, mas afirma que a autorização de benção é "sinal de que Deus acolhe todos".
O Papa Francisco já estava considerando essa possibilidade pelo menos desde outubro.
Em agosto, ele disse que mulheres trans são "filhas de Deus" e que a igreja não pode tratá-las de forma diferente. No início do ano, Francisco criticou países que criminalizam homossexuais e disse que "a homossexualidade não é crime".
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!