Brasil & Mundo
Vacina da Pfizer deve chegar ao Brasil esta semana
O Ministério da Saúde anunciou na manhã desta quarta-feira (28) a chegada da vacina da Pfizer no Brasil. A previsão é que o país receba o primeiro lote com o novo imunizante até a próxima quinta-feira (29).
De acordo com o secretário executivo do Ministério da Saúde, Rodrigo Cruz, a previsão é que um milhão de doses cheguem no aeroporto internacional Viracoposto, em São Paulo, nesta quinta. O contrato prevê a aquisição de 100 milhões de unidades do imunizante.
A informação foi divulgada durante um pronunciamento, após a 3ª Reunião do Comitê de Coordenação Nacional para Enfrentamento da Pandemia da Covid-19.
A vacina da Pfizer foi aprovada pela Anvisa no fim de fevereiro.
A orientação do Ministério da Saúde é que as secretarias estaduais de saúde priorizem cidades com câmaras refrigeradas. Isso porque a vacina da Pfizer/BioNTech demanda temperaturas especiais de armazenamento. Em condições normais, ela deve ser guardada em um ambiente de -90º à -60º. A Anvisa permitiu uma flexibilização desse patamar, autorizando de – 25º à -15º. Contudo, essa condição só pode ocorrer por até 14 dias.
Uma vez retiradas dos refrigeradores e colocadas na rede de frio nacional, cuja conservação é de temperaturas de 2 graus Celsius a 8 graus Celsius, as equipes de saúde têm até cinco dias para fazer a aplicação sem risco de prejudicar a eficácia do imunizante.
Com Agência Brasil
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!