Logo Enfoco


    Brasil & Mundo

    Uma visitação inusitada no Museu de Arte Contemporânea de Niterói

    Publicado 20/12/2017 às 13:10 | Autor: Redação
    Ouça a reportagem
    Siga no Google News Siga o Enfoco no Google News

    O Museu de Arte Contemporânea de Niterói (MAC) existe desde 1996 e é uma criação do mestre da arquitetura Oscar Niemeyer. Durante todo o ano, o museu expõe diversas mostras de artistas de diferentes nacionalidades, o que atrai muitos visitantes - além de ter uma vista espetacular tanto de Niterói quanto da cidade do Rio de Janeiro.

    Até o dia 23 de dezembro, próximo sábado, os niteroienses e turistas têm um motivo a mais para irem ao MAC. É a possibilidade de andarem no teto do museu e apreciarem uma visão panorâmica da região.

    A ideia dessa visitação, nunca antes feita nos 21 anos do MAC, foi do arquiteto Pedro Varella, criador da instalação “De onde não se vê quando se está” que busca fazer com que o visitante esqueça que está dentro de um museu e também misturar a arte com a paisagem e arquitetura.

    A instalação foi vencedora do III Prêmio Reynaldo Roels Jr. – uma parceria entre a Escola de Artes Visuais (EAV) do Parque Lage e o MAC Niterói.

    Para fazer o passeio na cobertura do museu é necessário pegar senha individual na entrada, que é distribuída em quatro horários: 9h30, 11h30, 13h30 e 15h30. Sobem grupos de 20 pessoas, que ficam por 20 minutos no teto.

    É preciso também cumprir alguns requisitos, como: idade mínima de 12 anos (entre 12 e 18 somente acompanhadas de pais ou responsáveis), usar tênis (ou calçado fechado), preencher e assinar o termo de responsabilidade (no ato da solicitação da senha).

    A visitação começou no dia 10 de dezembro e segue apenas até este sábado, dia 23. Quem já foi, diz que é algo imperdível. “É uma vista maravilhosa, um lugar abençoado por Deus”, conta a niteroiense Ana Maria da Silva de Paula.

    A entrada custa R$ 10 (inteira), porém niteroienses e moradores da cidade não pagam (levando identidade ou comprovante de residência) e quem chega ao museu de bicicleta também não paga. Na quarta-feira a entrada para todos é gratuita.

    Confira também nossa reportagem em vídeo clicando aqui.

    Tags

    Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco
    Achados e Perdidos

    Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!

    Entrar no grupo
    Artigo anterior
    <

    Niterói continua vacinação contra febre amarela, mesmo sem campanha

    Próximo artigo
    >

    Show de graça nesta quarta em Itaipu

    Relacionados em Brasil & Mundo