Tecnologia
Twitter suspende contas de jornalistas americanos
Elon Musk alegou compartilhamento de informações indevidas
Jornalistas da imprensa americana que publicaram notícias sobre o avião particular de Elon Musk tiveram suas contas do Twitter suspensas por sete dias, a partir desta quinta-feira (15).
Os jornalistas estavam reclamando na rede social sobre a decisão de Musk de tirar do ar a conta @ElonJet, que rastreia o avião particular do bilionário. Após isso, as contas foram suspensas e as pessoas usaram o Twitter Spaces, uma sala de bate-papos e áudios ao vivo, para abrir lives onde questionaram a atitude do empresário em derrubar suas contas.
Os repórteres Donie O'Sullivan , da CNN; Ryan Mac, do The New York Times; e Drew Harwell, do The Washington Post, e outros jornalistas independentes, tiveram seus perfis suspensos. Segundo informações da NBCNews, a conta da rede social Mastodon, nova concorrente do Twitter, também foi interrompida.
A plataforma não se pronunciou sobre o caso, embora Elon Musk tenha informado que os jornalistas violaram uma das novas políticas de compartilhamento de informação e localização. Com isso, teriam suas contas suspensas por uma semana.
O empresário ainda publicou em seu perfil pessoal que não ligava para as críticas, entretanto, não aceitaria que divulgassem sua localização em tempo real, pois isso estava colocando sua família em risco.
Elon publicou na quarta-feira (15) que um veículo que transportava um de seus filhos havia sido seguido por um "perseguidor maluco". Com isso, Musk juntou os fatos de seu avião particular estar sendo rastreado.
Sobre o perfil ElonJet
A conta ElonJet foi criada por Jack Sweeney, um estudante americano, de 20 anos, com a intenção de compartilhar dados sobre o jato particular de Musk. De inicio, o empresário afirmou que não tiraria a conta do ar, pois os dados publicados estavam disponíveis ao público e não mexeria com a liberdade de expressão.
Entretanto, Elon não manteve sua palavra e além de suspender as contas, removeu a conta ElonJet do Twitter e ainda entrou com uma ação judicial contra o estudante.
O Twitter informou que a nova política da plataforma não permitirá tuítes de localização das pessoas em tempo real. Com isso, as pessoas que não respeitarem as novas regras serão banidos.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!