Logo Enfoco


Brasil & Mundo

Tragédia em Minas: chuvas inundam cidades e provocam 38 mortes

Publicado 26/01/2020 às 12:06 | Autor: Plantão Enfoco
Ouça a reportagem
Siga no Google News Siga o Enfoco no Google News
Chuvas inundam avenida na capital, Belo Horizonte. Foto: Agência Brasil

O número de mortes em razão das chuvas em Minas Gerais subiu para 38. O número foi atualizado pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil neste domingo (26). Além dos óbitos, há 17 pessoas desaparecidas e 12 feridos. Dados oficiais informam, ainda, que há uma população de 9,6 mil desalojados e 1,8 mil pessoas desabrigadas.

De acordo com a Defesa Civil, há risco grande de deslizamento em nove cidades da região metropolitana de Belo Horizonte: Sabará, Rio Acima, Brumadinho, Contagem, Nova Lima, Betim, Ribeirão das Neves e Ibirité, além da própria capital. Em Belo Horizonte, somente na sexta-feira (24) foram registradas 72 ocorrências desse tipo.

Entre a quinta e a sexta-feira, o volume foi o maior registrado desde que teve início o monitoramento, no ano de 1910. A previsão é que a intensidade das chuvas reduza-se a partir deste domingo (26).

A Defesa Civil, o Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar continuam trabalhando no atendimento de ocorrências tanto de risco geológico (como deslizamentos e soterramentos) quanto de risco hidrológico (como alagamentos e inundações).

Emergência

O governo federal decretou, de forma sumária, situação de emergência em Belo Horizonte e Contagem, Minas Gerais, e também em quatro cidades capixabas.

Equipe do Ministério do Desenvolvimento Regional atua em apoio aos trabalhos de resposta às fortes chuvas que atingiram a região metropolitana de Belo Horizonte e o Espírito Santo. Profissionais da Defesa Civil Nacional estão em ambas as localidades para auxiliar na mitigação dos danos humanos e materiais causados pelos desastres.

A Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), do Ministério do Desenvolvimento Regional, elevou o status de operação do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad) para alerta máximo.

Neste sábado (25), o governo realizou reunião com representantes de diversos órgãos para traçar um plano de ação nos municípios mais afetados pelas chuvas.

Agência Brasil

Tags

Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco
Achados e Perdidos

Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!

Entrar no grupo
Artigo anterior
<

Fluminense entra em campo contra o Bangu neste domingo

Próximo artigo
>

Projeto autoriza emissão de licenciamento anual pela internet

Relacionados em Brasil & Mundo