Desespero
Teto de hospital desaba em sala com pacientes intubados; veja o vídeo
Secretaria Estadual de Saúde informou que não houve feridos
Um vídeo, divulgado na internet, mostrou uma situação tensa para os pacientes internados no Hospital da Restauração, no Recife, em Pernambuco, durante a tarde da última segunda-feira (2). O teto da sala de trauma da enfermaria, localizado no primeiro andar da instituição, desabou e causou desespero nos médicos e nos pacientes presentes.
As imagens mostram um vazamento de água intenso por meio de lâmpadas e parte do revestimento do teto caindo. Os pacientes (alguns deles intubados) tiveram que ser retirados do local às pressas. Ainda é possível ouvir o desespero dos médicos ao transportar os internados. Gritos de "calma" e "preparem a intubação" podem ser ouvidos.
Apesar do susto, a Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco informou que não houve feridos e o atendimento não foi interrompido. Dez pacientes da sala vermelha e 86 da sala laranja foram removidos de forma provisória e depois retornaram.
Segundo a SES-PE, o vazamento ocorreu devido ao rompimento de uma tubulação de água potável no hospital e seria um problema pontual, sem relação com a estrutura do prédio. As visitas aos pacientes foram interrompidas, mas o funcionamento da unidade continuou sem alteração. Posteriormente, um forro provisório foi instalado como forma de reparo.
Após o episódio, o Conselho Regional de Enfermagem (Coren) e o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) pediram explicações sobre o estado estrutural do hospital.
O Hospital da Restauração é a maior unidade de saúde da rede pública de Pernambuco. A instituição é referência nas áreas de neurocirurgia, neurologia, traumato-ortopedia, cirurgia geral, bucomaxilofacial e vascular, tratamento de queimaduras, pediatria e clínica médica.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!