Atualizações
Tem mudança no Pix! Banco Central anuncia novidades
Ajustes foram definidos para aperfeiçoar mecanismos de segurança
O Banco Central anunciou novas regras para aumentar a segurança no uso do Pix em celulares. As medidas visam combater fraudes e golpes por meio deste tipo de transação. Os ajustes entrarão em vigor em 1º de novembro de 2024, conforme publicado no site da instituição.
Uma das principais mudanças afeta o acesso ao Pix em smartphones e computadores que não estão cadastrados no banco. Nesses casos, o Banco Central estabeleceu um limite de R$ 200 para as transações. Além disso, foi determinado que, ao trocar para um celular desconhecido, o limite diário para transações via Pix será de R$ 1 mil.
De acordo com o Banco Central, essas alterações têm como objetivo dificultar que criminosos realizem pagamentos via Pix a partir de dispositivos diferentes daqueles já utilizados pelos clientes.
As instituições financeiras serão obrigadas a adotar uma solução de gerenciamento de risco de fraude, utilizando informações de segurança armazenadas no Banco Central, para identificar transações Pix atípicas.
Também deverão oferecer um canal eletrônico com orientações aos clientes sobre como evitar fraudes e verificar, ao menos uma vez a cada seis meses, se os clientes possuem registros de fraude na base de dados do Banco Central
As mudanças impactam os usuários do Pix principalmente no aumento da segurança das operações. Com as novas regras, mesmo que fraudadores tenham acesso às informações bancárias, eles enfrentarão novas barreiras ao tentar realizar as transações via Pix.
Além disso, a resolução também delega responsabilidades de educação financeira para as instituições financeiras.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!