Logo Enfoco


    Ciência

    Surpreendente! Crocodilo virgem engravida de 14 filhotes

    O animal estava isolado em um parque há 16 anos

    Publicado 08/06/2023 às 8:55 | Atualizado em 08/06/2023 às 9:22 | Autor: Laís Dias
    Ouça a reportagem
    Siga no Google News Siga o Enfoco no Google News
    Crocodilo fêmea colocou 14 ovos
    Crocodilo fêmea colocou 14 ovos |  Foto: Pexels

    Uma crocodilo fêmea surpreendentemente colocou ovos sem nunca ter tido contato com machos, provando a viabilidade da partenogênese, também conhecida como "nascimento virginal", entre esses répteis. Esse evento despertou grande interesse, especialmente porque o animal estava isolado no parque há 16 anos no Parque Reptilandia, localizado na Costa Rica.

    Ao todo, a crocodilo fêmea colocou 14 ovos, sendo que sete deles eram férteis. Após um período de incubação de três meses, infelizmente nenhum dos ovos conseguiu se desenvolver adequadamente. A equipe científica do parque decidiu então abrir os ovos e o que encontraram foi surpreendente. Seis dos ovos continham um conteúdo desconhecido, provavelmente uma mistura de células não desenvolvidas. Além disso, em pelo menos um ovo foi encontrado um feto totalmente formado, porém sem vida.

    Por meio da sequenciação do genoma dos ovos, os biólogos decobriram que o feto de crocodilo apresentava 99,9% de correspondência com o DNA da mãe. Isso confirma que o ovo não teve um pai e, de fato, resultou de reprodução assexuada, também conhecida como partenogênese.

    No entanto, mesmo sem a presença de um macho, o feto de crocodilo não era um "clone" exato da mãe. Os cientistas determinaram que, como em todos os casos de partenogênese em vertebrados, o embrião se formou quando o óvulo se fundiu com um de seus próprios subprodutos, conhecido como "segundo corpo polar". Essa fusão resultou em duas cópias do DNA da mãe no feto.

    Importante destacar que essa duplicação do DNA não teve influência sobre o sexo do feto, pois o gênero dos crocodilos é determinado pela temperatura externa do ovo. No caso em questão, o feto era uma fêmea, pois a temperatura de incubação era de 29,5ºC, condição ideal para o desenvolvimento nesse sexo.

    Tags

    Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco
    Achados e Perdidos

    Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!

    Entrar no grupo
    Artigo anterior
    <

    Congestionamento na subida da Serra de Petrópolis chega a 8 km

    Próximo artigo
    >

    Flamengo disputa com Racing tentando vaga na Libertadores

    Relacionados em Brasil & Mundo