Tendência
Sorriso de BBB: saiba quanto custa colocar lentes nos dentes
Dentista Marcello Mariano explica benefícios e riscos
Moda entre os participantes do BBB 23, as facetas dentais ou lentes de contato nos dentes, trazem o sorriso impecável, em um processo considerado irreversível.
É que em muitos casos, o dentista precisa mudar a estrutura do dente natural do paciente, para colocar as peças adequadamente. E não é recomendada a remoção.
César Black, Fred Nicácio, Gustavo Cowboy, Key Alves são os brothers do reality global que aderiram ao novo visual.
O procedimento custa, em média, entre R$ 850 a R$ 1 mil, por dente, conforme o ortodontista Marcello Mariano, que tem clínicas em Niterói, São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio; e Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense.
Em muitos casos, são colocadas 20 lentes, sendo dez em cima e dez embaixo.
Mariano ensina que a principal diferença entre faceta e lente de contato dental é a espessura da peça, que são feitas em dois materiais: porcelana ou resina.
Ao ENFOCO, o CEO da DentMais revela que 30% das avaliações nos consultórios onde atua são de pacientes jovens, com idades entre 18 e 35 anos.
“Saber se o dentista é especialista em dentística e prótese, é muito importante na hora da escolha. A especialidade conta muito o grau de experiência que esse profissional tem em relação à estética e individualização do paciente”, orienta.
Segundo o especialista, para encaixar as facetas, normalmente, é preciso desgastar os dentes. A lente de contato dental pode ser uma maneira de fazer pequenas correções em dentes manchados, tortos ou danificados.
"A gente prepara o molde do paciente, traz para o gesso e faz o enceramento prévio, deixando no formato certinho. O que mais influencia na escolha da cor é o formato do rosto, para que haja uma harmonização".
Para evitar o efeito artificial, chamado pelo dentista de “branco parede”, é necessário o acompanhamento correto, levando principalmente em consideração as características do paciente.
“Individualizar cada caso, vendo o formato do rosto, a etnia, isso influencia na harmonização. Por exemplo, o paciente oriental tem formato dentário diferente de um afrodescendente [...] a gente digitaliza esse sorriso através de scanner, com computação gráfica, que é algo mais assertivo e previsível”, explica.
Os laminados cerâmicos, conhecidos como facetas de porcelana, têm um prazo de validade de dez anos. Após esse período, o material pode escurecer e é preciso realizar a troca.
No caso da resina, é necessária a revisão periódica para adequar o formato e a cor, devido aos desgastes naturais do tempo.
Infiltração entre a lente e o dente; sensibilidade e necessidade de tratamento de canal; problemas na gengiva; mau hálito; cáries; dor; e quebra da lente são contratempos que podem ocorrer quando não há acompanhamento adequado.
Mas escolhendo um bom profissional e seguindo as recomendações, a vida segue normal, orienta o ortodontista Marcello Mariano.
“Se for feito de maneira correta, não tem riscos. É recomendada uma revisão de 6 em 6 meses, para radiografar, ver adaptação. E em casa é normal: escovação e fio dental. O risco de sensibilidade, de cárie, é normal como todo mundo. Mas precisa ter cuidados de manutenção, porque pode desgrudar, infiltrar, gerando cárie por debaixo, só diagnosticado com raio-x. Então é preciso exames periódicos e manutenção”.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!