Brasil & Mundo
Senado debate efeitos do vírus Zika no cérebro adulto
Os senadores da Comissão de Assuntos Sociais (CAS) querem ouvir especialistas sobre os efeitos do vírus Zika no cérebro de adultos infectados. O debate será realizado na quarta-feira (11), a partir das 10h.
A audiência pública foi solicitada pelo senador Luiz do Carmo (MDB-GO) após uma recente descoberta de pesquisadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ): o vírus Zika pode infectar cérebros adultos, afetando seriamente a memória e a capacidade de comunicação das pessoas, assim como acontece nos portadores do mal de Alzheimer.
“O resultado surpreendeu o mundo científico, pois até então acreditava-se que o vírus só se replicava em cérebros em formação, sendo um dos responsáveis pela microcefalia e outras degenerações neurológicas”, ressaltou o senador.
Duas pesquisadoras que participaram do estudo da UFRJ confirmaram presença na audiência: Fernanda Aragão, neurocientista, e Cláudia Figueiredo, coordenadora da pós-graduação de ciências farmacêuticas da universidade.
Além delas, devem debater o assunto Raimunda Azevedo, pesquisadora do Instituto Evandro Chagas, e Leonardo Caixeta, médico do Instituto da Memória em Goiânia.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!