Brasil & Mundo
São Paulo em alerta contra febre amarela
A partir desta quarta-feira (25), a prefeitura de São Paulo irá ampliar o número de postos de saúde para vacinar a população contra a febre amarela. A expectativa é imunizar cerca de 2,5 milhões de pessoas nas próximas semanas.
Nos últimos dias, um macaco foi encontrado morto na Serra da Cantareira, onde há um horto florestal utilizado como parque pelos moradores da zona norte da capital. Outros dois animais mortos também estão sob suspeita de terem contraído a doença.
Desde o último fim de semana, o Horto Florestal e o Parque da Cantareira foram fechadas à visitação. A secretaria municipal de Saúde está recebendo hoje (24) um lote de 500 mil doses para garantir atendimento a todos. Doze mil pessoas que moram próximo ao horto já foram imunizadas em caráter emergencial durante o último fim de semana.
A febre amarela silvestre, que foi identificada no macaco da espécie bugio, é transmitida pelos mosquitos Haemagogus e Sabethes, comuns em regiões de mata. A transmissão para humanos ocorre a partir dos mosquitos, e não dos macacos.
O Ministério da Saúde recomenda apenas uma dose da vacina durante toda a vida. As pessoas que já se vacinaram, não precisam mais tomar a dose chamada de “reforço”, após 10 anos.
e Niterói, a vacinação faz parte do calendário desde março, quando os primeiros casos da doença surgiram no Estado do Rio de Janeiro. A prefeitura aumentou a oferta da vacina através da abertura de novas salas de imunização, solicitando novas remessas de vacina ao governo do estado e destacando duas equipes volantes para vacinar a população que reside em áreas próximas a matas e fronteiras com outros municípios, como Várzea das Moças, Muriqui, Matapaca e Região Oceânica. De acordo com a secretaria de estado de Saúde, não há registro da circulação do vírus da febre amarela silvestre no município.
Saiba onde está disponível a vacina em Niterói:
Policlínica Comunitária de Jurujuba
Clínica Comunitária da Família de Várzea das Moças e da Teixeira de Freitas,
Unidades Básica de Saúde (UBS) de Piratininga, Santa Bárbara e do Baldeador (Morro do Castro)
Módulos do Programa Médico de Família do Engenho do Mato, Cafubá II, Cafubá III, Matapaca, Badu, Maravista, Cantagalo, Sapê e Caramujo.
Em nota, a prefeitura garante que "Só este ano, o município aplicou mais de 160 mil doses da vacina contra febre amarela. A média chegou a 5 mil pessoas por dia. No ano passado, eram imunizadas cerca de 300 pessoas por mês. Em Niterói já foram imunizadas 243.388 pessoas nos últimos 10 anos".
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!