Volta esperada?
Saiba o que diz ONS sobre retorno do horário de verão
Decisão final cabe ao presidente Lula
O Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE), que inclui o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) e a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), recomendou nesta quinta-feira (19), o retorno do horário de verão no Brasil. O horário de verão foi extinto em 2019, após estar em vigor desde 1931.
O CMSE argumenta que a medida pode reduzir a necessidade de acionamento de usinas termelétricas durante o pico de consumo de energia. Com o horário de verão, a geração de energia solar durante o dia é maximizada, enquanto o período de baixa geração solar é minimizado.
A recomendação será discutida em reuniões com outros ministérios antes da decisão final, que será tomada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A medida visa mitigar o intervalo entre o fim da geração de energia solar e o início da produção de energia eólica, que ocorre à noite. Durante este intervalo, atualmente, são necessárias usinas hidrelétricas ou termelétricas.
O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, já havia solicitado um plano de contingência para garantir o fornecimento de energia devido à seca que afeta o país.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!