Brasil & Mundo
Rio espera vender 120 toneladas de peixe na Semana Santa
Como já faz parte da tradição, a Semana Santa alavanca o consumo de pescados no estado do rio. Attílio Guglielmo, diretor da Associação dos Comerciantes e Amigos do Mercado de Peixe São Pedro, no Centro de Niterói, aposta que 150 toneladas devem ser comercializadas até o próximo sábado, dia 31. No ano passado, o mercado negociou 120 toneladas de peixes e frutos do mar.
Além de Niterói, Rio de Janeiro, São Pedro da Aldeia, Cabo Frio, Macaé e Angra dos Reis também têm mercados importantes. Em Friburgo, a produção de truta alavanca as vendas. Em Cachoeiras de Macacu, o carro-chefe é a tilápia, assim como em Cordeiro. Já Ilha Grande e Arraial do Cabo mantêm a liderança na produção de moluscos.
Sardinha lidera preferência
Para a Semana Santa, as espécies mais procuradas são anchova, corvina, namorado, dourado, atum, sardinha, lula, além dos filés de pescada e linguado. O peixe mais consumido no estado é a sardinha.
“A sardinha é um peixe barato e muito nutritivo” explicou a pesquisadora da Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro, Flávia Calixto. A Fiperj já tem projeto para estimular o consumo de peixe no estado, inclusive na merenda escolar.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!