Quem usar celular roubado receberá mensagem para devolver na delegacia
Ideia é dificultar a revenda e desestimular este tipo de crime

A partir desta semana, celulares furtados ou roubados que forem ativados com um novo chip receberão uma notificação via WhatsApp. O aviso será enviado pelo governo federal, alertando que o portador do aparelho pode ser investigado por furto, roubo ou receptação se não devolver o dispositivo em uma delegacia.
A nova funcionalidade faz parte do relançamento do programa "Celular Seguro", que agora está integrado às operadoras de telefonia e à Anatel. Com isso, o sistema consegue identificar quando um aparelho registrado como roubado é usado com outro chip e enviar automaticamente o alerta.
O programa também segue bloqueando a linha telefônica e os aplicativos financeiros do celular roubado. A ideia é dificultar a revenda e desestimular esse tipo de crime.
Programa não emplacou
Lançado em dezembro de 2023, o Celular Seguro não teve grande adesão da população e passou por ajustes. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegou a dizer que não quer que o Brasil vire uma "República de ladrões de celular" e determinou mudanças no sistema.
Para divulgar as novas regras, o governo federal prepara uma campanha de conscientização sobre os riscos de usar um celular roubado. Pesquisas apontam que o roubo de telefones está entre os crimes que mais preocupam a população e afetam a imagem do governo.


Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!