Brasil & Mundo
Queiroga prevê vacinação com insumo nacional em setembro
O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, visitou, nesta sexta-feira (9), as instalações de produção da vacina da Oxford/ AstraZeneca, produzidas pela Fiocruz, no Rio.
Queiroga esteve na fundação e se reuniu com representantes de universidades, além da presidente da Fiocruz, Nísia Trindade. Ele disse que "agora o ritmo começa a aumentar, com a produção de 4,4 milhões de doses em menos de 24 horas pela Fiocruz".
O ministro lembrou a previsão de produzir um milhão de doses por dia. Segundo ele, o IFA, o insumo utilizado para produção de vacinas, deve começar a ser utilizado nos imunizantes da Fiocruz em setembro. O início da produção acontece em maio e junho.
Para que a Fiocruz comece a produção do IFA, ainda caberá à Anvisa certificar a fundação sobre o registro para início das produções.
Segundo a presidente da Fiocruz, Nísia Trindade, a expectativa é que, até julho, 100 milhões de doses já estejam liberadas e disponíveis para a população com os ingredientes produzidos na China.
"Em abril vamos entregar 18,4 milhões de doses aumentando a partir de maio para 20 milhões de doses entregues pela Fiocruz, que vamos chegar, até julho, a 100 milhões e 400 mil doses".
Nísia Trindade, presidente da Fiocruz
Sobre os atrasos na produção nacional dos insumos e o ritmo ainda lento, o ministro disse que "o Brasil não vai resolver o problema em um passe de mágica e que é preciso olhar pra frente".
"Não temos vara de condão. Essa logística é com os municípios articulados com as secretarias, não é só do Ministério da Saúde. Podemos avançar mais, mas temos uma carência de vacina mundial. Vamos trabalhar juntos, esquecer esse retrovisor e olhar pra frente".
Marcelo Queiroga, ministro da Saúde
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!