Brasil & Mundo
Quase 5 mil armas apreendidas no RJ
O Instituto de Segurança Pública acaba de divulgar dados recentes de apreensão de armas no estado do Rio de Janeiro. Segundo o ISP, no primeiro semestre de 2017 foram apreendidos 324 fuzis, 22 submetralhadoras, 2.063 pistolas e 2.049 revólveres.
Para tentar frear o comércio ilegal, a Delegacia Especializada em Armas, Munições e Explosivos (Desarme) está usando a tecnologia: um novo sistema de informática reunirá em um banco de dados informações detalhadas para subsidiar as investigações. A medida dará aos investigadores informações precisas sobre cada armamento apreendido em todo o estado.
Com o novo modelo, os investigadores vão contar com informações extras, detalhes técnicos que apenas o perito pode fornecer, como a origem de fabricação do artefato, por exemplo. Todo laudo será automaticamente incorporado ao banco de dados, permitindo que a polícia saiba qual caminho fizeram para chegar ao Rio, e quem são as pessoas ou organizações criminosas envolvidas.
A Desarme troca constantemente informações com todas as delegacias da Polícia Civil do Rio de Janeiro e de outros estados. Além disso, atua em parceria com órgãos nacionais e internacionais, como os americanos DEA (Drug Enforcement administration) e ATF (Bureau of Alcohol, Tobacco, Firearms and Explosives). Também entram na lista as polícias Federal e Rodoviária Federal, a Receita Federal e o Exército, além de agências de inteligência.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!