Logo Enfoco


    Brasil & Mundo

    Proteção Animal em Niterói

    Publicado 21/09/2017 às 20:12 | Autor: Redação
    Ouça a reportagem
    Siga no Google News Siga o Enfoco no Google News

    Na manhã desta quinta-feira (21) aconteceu a abertura do I Encontro Estadual de Políticas Públicas de Proteção Animal, no Teatro Popular Oscar Niemeyer, em Niterói. Com o objetivo de discutir ideias e criar uma rede unificada para apoiar questões da proteção animal no estado do Rio de Janeiro, vários municípios estavam presentes com representantes e ativistas da área.

    O encontro contou com a presença da deputada estadual Marcia Jeovani que disse que a luta pelos direitos dos animais é uma causa nobre e que todos precisam ter responsabilidade. Ela explicou ainda que quando é questionada por pessoas que falam: “E a saúde? Tanta gente morrendo e a senhora vai se preocupar com bicho? Mas eu rebato: mas e os animais largados na rua? Eles podem trazer doença. A gente tem que se preocupar com tudo”, enfatiza a deputada.

    Um dos palestrantes do dia, o advogado e responsável pela Coordenadoria Especial de Direito dos Animais, Daniel Marques, explicou que o debate é fundamental para mostrar a importância da criação de leis que respaldam as ações de proteção animal. Ativista desde os 15 anos, o ex-vereador e ex-secretário do Meio Ambiente de Niterói explicou que as leis precisam ter caráter pedagógico e punitivo para as pessoas entenderem que se maltratarem ou abandonarem animais, elas responderão seriamente.

    Axel Grael também esteve presente e disse que é um grande motivo de orgulho Niterói sediar esse encontro, que é de grande relevância. “Temos uma obrigação ética de cuidar do bem-estar dos animais. Somos nós que criamos a maioria dos problemas relacionados a eles, então nós que precisamos resolver”, declara o secretário executivo da prefeitura.

    Muitos brasileiros são apaixonados pelos seus animais de estimação, alguns consideram até parte da família. “Elas são minhas filhas, minhas companheiras”, relata a aposentada Neide Silva, de 66 anos, sobre sua cachorrinha da raça poodle e suas duas gatinhas que foram resgatadas da rua.

    Mas há muitos casos de quem maltrata e abandona, e é sobre essas pessoas que o médico veterinário Hélio Pradera, da Secretaria de Bem Estar Animal do Rio de Janeiro, diz que as ações devem ser focadas “As leis precisam ser mais rígidas em relação à punição”.

    O encontro segue nesta sexta-feira (22) com mais debates e palestras, além de uma visita ao Centro de Controle Populacional de Animais Domésticos (CCPAD), que fica localizado no bairro do Fonseca, em Niterói.

    Tags

    Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco
    Achados e Perdidos

    Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!

    Entrar no grupo
    Artigo anterior
    <

    Polícia estoura QG do tráfico na Vila Ipiranga

    Próximo artigo
    >

    Novo foco de incêndio em Charitas

    Relacionados em Brasil & Mundo