Repatriação
Primeiro avião de resgate parte de Israel trazendo 211 brasileiros
Grupo da Lagoinha, de Niterói, espera voo comercial no aeroporto
O primeiro dos seis aviões que o governo federal mobilizou para resgatar brasileiros do confronto entre Israel e o grupo Hamas, no Oriente Médio, partiu de Tel Aviv pouco depois das 14h (horário de Brasília) desta terça-feira (10), levando a bordo 211 passageiros. Segundo a Força Aérea Brasileira (FAB), a aeronave voará direto para Brasília, onde deve pousar na Base Aérea às 4h de quarta (11).
Até a manhã de segunda (9), cerca de 2,2 mil brasileiros já tinham contatado a embaixada brasileira em Tel Aviv, em busca de ajuda para deixar Israel. Segundo o Itamaraty, a maioria deles é formada por turistas que visitavam Tel Aviv e Jerusalém quando, no último sábado (7), o grupo Hamas, que governa a Faixa de Gaza, deflagrou o ataque contra o território israelense.
Leia +: Governo pretende retirar 900 brasileiros de Israel até sábado
Leia +: Líder da Lagoinha, em Niterói, confirma volta ao Brasil; vídeo
De acordo com o Ministério das Relações Exteriores, em torno de 14 mil brasileiros vivem em Israel e outros 6 mil na Palestina. Além disso, muitos turistas visitam a região, seja para conhecer locais considerados sagrados, seja para participar de eventos. Neste primeiro momento, o Itamaraty priorizou o traslado de cidadãos que residem no Brasil e visitavam a região do conflito sem ter passagem de volta para o Brasil.
Os líderes da Lagoinha, em Niterói, que estão na região de Jerusalém, em Israel, também se preparam para voltar ao Brasil. O pastor Felippe Valadão publicou, na tarde desta terça, nas suas redes sociais, imagens que mostram ele, a família e os outros mais de 100 fiéis da denominação, no aeroporto, esperando para embarcar na aeronave da Emirates.
Com Agência Brasil
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!