Saída
Primeira-ministra britânica renuncia ao cargo após 45 dias
Liz Truss comunicou decisão ao Rei Charles III
A primeira-ministra britânica, Liz Truss, renunciou ao cargo nesta quinta-feira (20), após 45 dias ocupando a posição. Ela afirmou que já comunicou a decisão ao Rei Charles III.
Truss já estava sofrendo pressões para deixar o cargo em razão de uma polêmica envolvendo o mercado econômico que causou problemas, inclusive, dentro de seu próprio partido.
Truss vinha sofrendo pressões para deixar o cargo em razão de uma polêmica envolvendo o mercado econômico
Ela assumiu a posição após a saída conturbada de Boris Johnson. Agora, é a terceira líder consecutiva do país a renunciar antes de cumprir o período completo.
Durante pronunciamento na porta de Downing Street, sede do governo no Reino Unido, Liz afirmou já ter comunicado a decisão ao Rei, e que vai ficar no cargo até que um substituto assuma o posto.
Um pouco mais cedo, o governo negou firmemente que a ela renunciaria antes da implementação do seu plano econômico, que previa corte nos impostos e empréstimos bilionários para suprir um rombo nos cofres públicos. Essa proposta não foi recebida muito bem, já que o país registra um aumento na inflação.
Durante a semana, Truss perdeu dois ministros, um de Finanças, responsável pelo plano, e de Interior, que renunciou ao cargo.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!