Em investigação
Presidente da Caixa é denunciado por assediar funcionárias
Pedro Duarte Guimarães está no cargo desde a posse de Bolsonaro
O Ministério Público Federal (MPF) investiga denúncias de assédio sexual contra o presidente da Caixa Econômica Federal. Pedro Duarte Guimarães, 51 anos, assumiu o cargo logo após a posse do presidente Jair Bolsonaro, em 2019. A informação foi divulgada pelo portal Metrópoles e as investigações estão sob sigilo.
Pedro Guimarães assumiu a presidência da Caixa em janeiro de 2019
Pelo menos cinco mulheres, entre funcionárias e ex-funcionárias do alto escalão da Caixa, acusam Guimarães.
É comum ele pegar na cintura, pegar no pescoço. Já aconteceu comigo e com várias colegas
De acordo com o portal, as vítimas decidiram romper o silêncio no fim do ano passado. Entre os relatos, toques íntimos, abordagens autoritárias e convites para viagens.
Em recente entrevista, o vice-presidente da República, Hamilton Mourão, cobrou rigor nas investigações das denúncias contra o presidente da Caixa. "Que seja apurada a veracidade", disse Mourão ao Metrópoles.
Pedro Guimarães é figura presente sempre ao lado do presidente Bolsonaro, principalmente em suas lives semanais. Carioca, teve passagens em cargos importantes em bancos nacionais, antes de assumir a presidência da Caixa.
A Caixa Econômica Federal informou que ainda não teve conhecimento das acusações. Já Pedro Guimarães não se manifestou sobre o caso. O ENFOCO deixa o espaço aberto para respostas do denunciado.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!