Crítica
Posse de promotores gera debate por questão racial; entenda
Número de aprovados negros chamou atenção na web
A foto que mostra os 43 novos promotores de Justiça substitutos reunidos na sessão solene de posse, ocorrida na última sexta-feira (12), na sede do Ministério Público de Goiás (MPGO), é alvo de críticas nas redes sociais, desde então. Tudo isso em razão da minoria empossada ser negra: apenas dois têm este perfil.
Um internauta ressaltou a capacidade dos aprovados. Mas fez uma análise estrutural, a partir da imagem que viralizou. Ele disse que o debate serve para que, no futuro, todas as raças tenham as mesmas condições.
"Parabéns para quem passou, realmente fizeram sua parte para estarem lá, tiveram estrutura, ótimas escolas, direcionamentos. Mas a questão é perceber que até hoje o povo branco tem sim mais privilégios, são fatores sociais que resultam uma foto como essa", pontuou.
Uma advogada revelou, em um comentário, o cenário que vivencia em 10 anos de atuação.
"Sou advogada há 10 anos e no Brasil a justiça não é para todos. E não é uma constatação. É uma afirmação. Meus olhos sangram todo o santo dia com os absurdos que vejo e tento minimizar. Não há muito o que fazer, é um circo e somos todos palhaços", lamentou.
Outra internauta enfatizou, portanto, que o concurso é aberto para todos. "O concurso é aberto para todas as pessoas formadas em direito e com prática jurídica. Esses são os 2 pré-requisitos para a inscrição. Passa quem tirar as melhores notas", pontuou.
Procurado pelo ENFOCO, o MPGO ainda não se manifestou sobre o debate levantado por parte da sociedade. A reportagem deixa o espaço aberto.
A posse
A sessão solene, festiva e presencial do Conselho Superior do MPGO teve auditório lotado no último dia 12. Os novos integrantes, aprovados no 61º Concurso, foram empossados em cerimônia presidida pelo procurador-geral de Justiça Aylton Flávio Vechi e acompanhada pelos demais componentes do CSMP.
Procuradores, promotores, servidores do MP, familiares e amigos dos empossados, além de autoridades, prestigiaram o evento.
Foi a primeira solenidade de posse integralmente no formato presencial realizada após a pandemia.
No discurso de acolhida às novas promotoras e novos promotores, o procurador-geral de Justiça Aylton Flávio Vechi enfatizou a missão de servir envolvida no papel do Ministério Público.
Conforme informações disponíveis no site do MPGO, mais da metade dos empossados era servidor público antes da aprovação no concurso. O procurador-geral observou que os 43 novos integrantes chegam para suprir um déficit que, antes da posse, era de 94 vagas.
“Vocês são importantíssimos para essa instituição”, ressaltou na ocasião da posse, lembrando da necessidade de o MP estar sempre próximo à população.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!