Brasil & Mundo
Polícia Federal faz operação para combater químicos da cocaína
A Polícia Federal iniciou nesta sexta-feira (10) a Operação Cordus, para combater o desvio de produtos químicos para a produção de cocaína nos estados do Rio de Janeiro e São Paulo. A investigação mostra que eram utilizadas empresas do comércio de produtos químicos controlados para comprar as substâncias e revender para traficantes de drogas.
Estão sendo cumpridos 11 mandados de prisão temporária, sete mandados de condução coercitiva e 29 mandados de busca e apreensão nas cidades paulistas de Assis, Cotia, Diadema, Guarulhos, Jundiaí, Piracicaba, Praia Grande, São Bernardo do Campo e São Paulo. A operação também faz buscas em Duque de Caxias, no Rio de Janeiro.
Os investigados serão indiciados pela prática de crimes de comercialização de produtos químicos destinados à preparação de drogas e associação para o tráfico de drogas, com penas de três a 15 anos de prisão.
De acordo com a PF, a operação, denominada Cordus, faz alusão ao naturalista alemão Valerius Cordus, o primeiro a obter o éter, uma das substâncias utilizadas no refino da cocaína.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!