Brasil & Mundo
Pipa, cafifa, papagaio...sabia que essa brincadeira pode ser perigosa?
Férias chegando e a garotada ansiosa por mais tempo fora de casa. Estimuladas pelos pais e professores, que tentam diminuir o número de horas em frente ao celular ou computador, as crianças aproveitam os dias de outono resgatando a prática de solta pipas. Mas é aí que mora o perigo... A brincadeira inofensiva pode se tornar um potencial risco à vida de muita gente. Tudo por causa de uma mistura feita com cola, vidro moído e outras substâncias condutoras de eletricidade: o cerol.
Usado com o intuito de cortar linhas de outras pipas, o produto é capaz de provocar ferimentos sérios que podem levar à morte quando em contato com a pele. Motociclistas são as maiores vítimas de acidentes com cerol e linhas chilenas, um tipo de cabo ainda mais letal. Isso sem contar os prejuízos ao comércio. Quando as pipas se prendem às linhas de transmissão de energia elétrica, o cerol e a linha chilena são capazes de romper cabos, provocando curtos circuitos e eletrocussão (morte por descarga elétrica).
Crime previsto em Lei
O artigo 132 do Código Penal configura ato infracional expor a vida ou a saúde dos outros a perigos. Pais de crianças e adolescentes que deixam os filhos manusear o cerol, também se enquadram no artigo artigo 249 do Estatuto da Criança e Adolescentes (ECA), que consiste em permitir que menores utilizem substâncias perigosas. Além disso, ainda podem ser penalizados por danos a pessoa física, ao patrimônio público ou à propriedade privada.
Perigo para motociclistas
Uma das orientações inclui a instalação de antenas no guidão da moto. Elas servem para barrar a linha, impedindo que toquem o corpo do condutor.
Onde brincar com segurança?
Conheça as principais recomendações do Corpo de Bombeiros para que a diversão não se transforme em um acidente:
- Não utilizar cerol nas linhas de pipa. A famosa mistura de vidro e cola, utilizada nas linhas, pode causar cortes de todo tipo. Há casos em que pode haver morte por hemorragia.
- Não solte pipa próximo de estradas. Mesmo sem cerol, a linha pode provocar acidentes com motociclistas.
- Não solte pipa próximo de fiação elétrica.
- Caso a pipa fique presa em uma fiação elétrica ou árvore, não tente recuperá-la. Essa atitude evita choques elétricos e quedas.
- Não solte pipa sobre a laje. A atenção exclusiva na pipa pode provocar quedas.
- Para soltar pipa, procure um local aberto e longe de transeuntes.
- Não corra atrás da pipa sem ter atenção com o caminho que você vai percorrer. Tenha atenção ao atravessar ruas, tenha cuidado com bueiros destampados, buracos na via e vias desniveladas.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!