Vaticano
Papa Francisco morre aos 88 anos
Durante sua derradeira mensagem, Francisco fez um apelo

O papa Francisco morreu na madrugada desta segunda-feira (21), aos 88 anos, em sua residência oficial na Casa Santa Marta, no Vaticano. O anúncio da morte foi feito pelo cardeal Kevin Farrell, confirmando o fim de um pontificado histórico e transformador iniciado em 2013.
Jorge Mario Bergoglio, o primeiro papa latino-americano da história da Igreja Católica, lutava contra uma pneumonia dupla e vinha enfrentando sucessivos problemas respiratórios. Nos últimos 40 dias, esteve internado, mas apareceu em público pela última vez neste fim de semana: no sábado (19), participou de uma cerimônia na Basílica de São Pedro; e no domingo de Páscoa (20), abençoou a multidão na Praça de São Pedro.
Durante sua derradeira mensagem, Francisco fez um apelo contundente aos líderes mundiais, pedindo que "não cedam à lógica do medo" e priorizem os mais vulneráveis. Foi um dos traços mais marcantes de seu papado: a defesa incansável dos pobres, a busca por uma Igreja mais próxima do povo e o enfrentamento das desigualdades sociais.
Francisco se destacou por romper protocolos, falar abertamente sobre temas antes evitados pelo Vaticano e promover diálogos com outras religiões. Ele também foi uma voz importante em defesa do meio ambiente e dos migrantes, além de ser o responsável por profundas reformas administrativas dentro da Igreja.
Sua trajetória foi marcada por simplicidade e empatia. Desde o início do papado, recusou muitos luxos tradicionais e optou por viver em uma residência modesta. Seu carisma conquistou milhões de fiéis, mesmo entre os não católicos.


Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!