Logo Enfoco


    Papo de Eleitor

    O que levar para votar? Saiba tudo para poder exercer o seu direito

    ENFOCO mostra dicas para dar tudo certo neste domingo

    Publicado 04/10/2024 às 7:16 | Atualizado em 06/10/2024 às 7:11 | Autor: Lucas Luciano
    Ouça a reportagem
    Siga no Google News Siga o Enfoco no Google News
    A Justiça Eleitoral estabelece regras claras sobre os documentos e itens necessários
    A Justiça Eleitoral estabelece regras claras sobre os documentos e itens necessários |  Foto: Agência Brasil/ Marcelo Camargo

    É hoje o dia... da democracia! O domingo de eleição chegou, e é fundamental que o eleitor esteja preparado para exercer seu direito de voto de forma tranquila e sem contratempos. Uma das dúvidas mais comuns é: o que exatamente você precisa levar para a votação?

    A Justiça Eleitoral estabelece regras claras sobre os documentos e itens necessários para garantir que você participe do processo democrático. No Papo de Eleitor de hoje, vamos esclarecer tudo o que você precisa saber para estar preparado.

    O que é obrigatório levar?

    O item mais importante que você deve levar para votar é um documento oficial com foto. Isso serve para confirmar sua identidade na seção eleitoral e garantir que o voto seja seguro. Diferente do que muitos pensam, o título de eleitor não é obrigatório, embora seja recomendado.

    Os documentos aceitos são:

    - Carteira de identidade (RG);

    - Carteira de motorista (CNH);

    - Carteira de trabalho;

    - Passaporte;

    - Certificado de reservista;

    - Identidade funcional (emitida por entidades de classe, como a OAB).

    Esses documentos devem estar em boas condições para que sua foto e seus dados possam ser identificados com clareza. Caso o documento esteja muito danificado ou com a foto ilegível, os mesários podem pedir outro documento ou mais detalhes para confirmar sua identidade.

    O título de eleitor: é obrigatório?

    O título de eleitor não é um documento obrigatório, mas ele pode ser útil para facilitar a localização da sua seção eleitoral. O título contém informações sobre o número da zona e da seção em que você deve votar, o que agiliza o processo de identificação no local.

    Se você não tiver o título físico, pode consultá-lo digitalmente por meio do aplicativo e-Título, desenvolvido pela Justiça Eleitoral. Ele funciona como uma versão digital do documento, e, caso você já tenha feito a biometria, dispensa a apresentação de outros documentos com foto, pois já contém sua identificação. O e-Título só podia ser baixado até este sábado (5), véspera da votação.

    Dicas para votar

    - Leve uma colinha: Durante as eleições, você precisará votar em candidatos para mais de um cargo (prefeito e vereador). Para evitar esquecimentos, é permitido levar uma colinha com o número dos seus candidatos. Porém, celulares, tablets e outros dispositivos eletrônicos não podem ser usados dentro da cabine de votação, então anote os números em um papel.

    - Horário de votação: O horário de votação vai das 8h às 17h, e é importante não deixar para votar nos últimos minutos, para evitar filas e imprevistos. Se você estiver na fila até o horário de encerramento, poderá votar normalmente.

    Tags

    Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco
    Achados e Perdidos

    Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!

    Entrar no grupo
    Artigo anterior
    <

    Thiago Silva não se recupera a tempo e desfalca Flu no Brasileirão

    Próximo artigo
    >

    Veículo capota e deixa cinco feridos na Avenida Brasil

    Relacionados em Brasil & Mundo