Brasil & Mundo
Niterói pretende ser a futura capital do audiovisual
Na manhã desta quinta-feira (14) aconteceu o lançamento do Edital de Fomento ao setor Audiovisual no Museu de Arte Contemporânea (MAC). O evento contou com as presenças do prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, do ministro da Cultura, Sérgio Sá Leitão, do presidente da Fundação de Arte de Niterói (FAN), André Diniz, de Fabiana Trindade, da Agência Nacional do Cinema (ANCINE), do gestor de cultura da OI Futuro, Roberto Guimarães, do presidente da câmara de vereadores de Niterói, Paulo Bagueira, e dos premiados cineastas Cacá Diegues e Luiz Carlos Barreto.
O edital prevê um investimento de R$ 6 milhões no setor audiovisual para promover a produção e distribuição de longas, curtas, desenhos animados, web séries, festivais, entre outros, gerando mais empregos, aumentando a arrecadação de impostos, atraindo mais turistas e de acordo com o prefeito: “tornando Niterói a capital do audiovisual do Brasil”.
Sérgio Sá Leitão destacou que a cultura é um dos vetores principais para o desenvolvimento da cidade, que ano que vem receberá R$ 40 milhões para serem investidos no setor e que a indústria audiovisual é uma das mais importantes do país, gera mais de cem mil empregos. “Tenho certeza de que Niterói irá se consolidar no setor audiovisual do país”, afirma o ministro.
As negociações do edital começaram em agosto e em apenas quatro meses ele foi lançado. Agilidade que surpreendeu o prefeito. “Muita gente trabalhou para estarmos aqui hoje e eu agradeço a todos e convido todos os produtores do audiovisual a virem para Niterói”, disse.
Niterói foi a primeira cidade brasileira a ter faculdade de cinema. O curso foi criado na Universidade Federal Fluminense em 1968. O premiado cineasta Cacá Diegues contou que Niterói foi uma das primeiras cidades a serem filmadas no Brasil e que, com isso, tem o dever de ser a primeira cidade cinematográfica do país. “Niterói vai se tornar a capital do cinema brasileiro e no que precisar de mim, estou à disposição”, conclui o diretor.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!