Rio em luto
Naspolini agradeceu ao ENFOCO pelo carinho na luta contra o câncer
Jornalista deixou um legado de fãs
Querida por todos, Susana Naspolini faleceu aos 49 anos, nesta terça-feira (25) depois de uma longa batalha contra o câncer. Há dois anos, a jornalista enfrentava um tumor na bacia, e mantinha tratamento contra a doença. Em agosto, o ENFOCO fez uma capa desejando força para a repórter, que, na época, havia raspado a cabeça devido à quimioterapia. Naspolini, com todo seu carisma, respondeu a postagem com muitos corações: "Muuuuito OBRIGAAAADA! Gratidão!".
Susana estava internada no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, há mais de uma semana em consequência de uma piora em seu estado de saúde, sendo considerado pelos médicos como gravíssimo.
Em publicação feita no Instagram da jornalista, a filha dela, Julia Naspolini, contou que o câncer havia se espalhado para outras partes do corpo, dificultando ainda mais o tratamento. No vídeo, a jovem ainda pediu orações para que o quadro se revertesse.
A notícia da morte da repórter natural de Criciúma, em Santa Catarina, também foi publicada por Julia, na noite desta terça-feira (25). Por meio de uma foto dela ao lado da mãe, ela fez o anúncio.
"É com o coração doendo que venho contar para vocês que a mamãe não está mais com a gente. Ela lutou muito, nossa guerreira! Agradeço muito pelas orações, muito mesmo, muito obrigada, mas infelizmente não deu", escreveu.
A postagem já acumula mais de 76 mil comentários de fãs, amigos e colegas de trabalho que homenagearam a comunicadora por sua trajetória como profissional e pessoa.
Susana era admirada pelo seu jeito de dar as notícias de modo divertido no quadro “RJ Móvel”. Ela andava em ruas esburacadas, subia em árvores, em charretes e juntava com isso diversos momentos ao lado de pessoas das comunidades do Rio de Janeiro.
A morte de Naspolini chocou os funcionários da Rede Globo, que tiveram a oportunidade de conhecer de perto a amável jornalista. Durante o programa matinal 'Bom Dia Rio' desta quarta-feira (26), foi exibido homenagens de telespectadores à Susana. Fachel e Silvana, que comandam a edição, falaram sobre a colega e exibiram imagens dos melhores momentos da jornalista.
Amiga próxima de Susana, Silvana Ramiro passou o noticiário com o semblante triste e por alguns momentos não conseguiu segurar as lágrimas.
"Eu acho que hoje no Rio de Janeiro não deve ter uma pessoa que não esteja tocado pela Susana, por tudo que ela fez", disse Fachel. "O Rio de Janeiro se despede de forma alegre, iluminada", completou o jornalista, no momento em que era exibido uma imagem de sol. Ao final do programa os repórteres renderam uma salva de palmas a jornalista.
Homenagens
Nas redes sociais, a comoção também é grande. A jornalista Mariana Queiroz escreveu: "Muita força, Júlia! Sinta todo o carinho de milhares pessoas que amavam a sua mãe!". A assistente de palco da Globo, Dani Bananinha, disse: "Sinto muito. Deus conforte seu coração e de todos. Sua mãe que é tão amada, estará nos braços do pai e viva pra sempre nos nossos corações".
Alguns internautas também prestaram elogios. "Ela era alegre demais!! Ela contagiava muita gente, já foi em várias comunidades mostrar a realidade do povo do RJ com muito entusiasmo. Deus conforte toda sua família", publicou um. "A melhor profissional que tinha, nunca vou esquecer da alegria que ela trazia no horário de almoço e por onde passava...", disse outro.
Histórico
Aos 18 anos, a repórter teve o primeiro diagnóstico de câncer, um linfoma de Hodgkin. Aos 37, foi diagnosticada com um tumor maligno na mama e, logo em seguida, com um câncer na tireoide. Em 2016, Susana enfrentou mais uma vez outro câncer de mama, e em 2020 no osso da bacia.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!