Mito ou verdade?
Nada de dois litros! Saiba a quantidade ideal de água por dia
Pesquisa ouviu 5,6 mil pessoas de 23 países diferentes
Um estudo recente feito pela Universidade de Aberdeen, no Reino Unido, mostrou que beber dois litros de água por dia - o que há anos é sugerido - não corresponde as necessidades reais do corpo humano e, muitas vezes, pode ser excessivo. A pesquisa foi publicada na última sexta-feira (25).
As pesquisas anteriores nessa área selecionavam um grupo pequeno de pessoas e não consideravam a água ingerida pelos alimentos
Segundo o levantamento, como a metade da ingestão diária de água vem dos alimentos, a quantidade necessária para ser bebida varia entre 1,3 a 1,8 litros por dia, dependendo da idade, clima e o local onde a pessoa vive.
Eles entrevistaram 5.604 pessoas com até 96 anos e de 23 países diferentes. A pesquisa envolveu pessoas bebendo um copo de água no qual algumas das moléculas de hidrogênio foram substituídas por um isótopo estável do elemento chamado deutério, que é encontrado naturalmente no corpo humano e é completamente inofensivo.
A taxa de eliminação do deutério extra mostra a rapidez com que a água no corpo está girando. Pessoas com maior rotatividade de água geralmente precisam beber mais água.
A pesquisa mostrou que a rotatividade de água é maior em ambientes quentes e úmidos e em grandes altitudes, também entre atletas, gestantes e lactantes e pessoas que praticam bastante atividade física.
O gasto de energia é o maior fator. Os maiores valores foram observados em homens de 20 a 35 anos, que giram em média 4,2 litros por dia. Isso diminuiu com a idade, com média de 2,5 litros por dia para homens na faixa dos 90 anos.
Entre as mulheres, o volume médio de água entre 20 e 40 anos foi de 3,3 litros por dia, e também caiu para cerca de 2,5 litros aos 90 anos.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!