Brasil & Mundo
Museu Nacional pega fogo
A noite deste domingo (2) foi marcada por uma tragédia no Rio de Janeiro. O Museu Nacional, localizado na Quinta da Boa Vista, na Zona Norte, foi destruído por um incêndio.
Por volta das 19h30, após o fechamento para visitantes, o fogo iniciou. Se tratando de um prédio antigo, sua estrutura era de madeira e o acervo continha muito material inflamável. Com isso, as chamas se espalharam rapidamente. Na hora do ocorrido, quatro vigilantes estavam no local, mas ninguém se feriu.
Com o incêndio controlado apenas na madrugada de hoje (3), de acordo com o Corpo de Bombeiros, praticamente tudo foi danificado. Somente itens de botânica e alguns documentos foram recuperados.
O fogo destruiu 200 anos de história. O Museu tinha um patrimônio de mais de 20 milhões de itens, como o maior meteorito encontrado no Brasil.
Há anos, o lugar funcionava com um orçamento reduzido, o que prejudicou sua manutenção. E, em 2013, por exemplo, os serviços foram interrompidos pois não havia como pagar os funcionários.
A Defesa Civil avaliará se a estrutura do prédio corre o risco de desabar. Além disso, a Polícia Civil abriu um inquérito a fim de investigar as causas do acidente.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!