Contaminação
Mundo em pânico! China descobre novo vírus, o Langya
35 pessoas já foram infectadas
Cientistas chineses identificaram um novo vírus capaz de infectar seres humanos: o Langya. De acordo com pesquisadores, 35 pessoas já foram contaminadas em duas províncias chinesas como Henan e Shandong.
Os casos foram registrados em uma publicação na revista científica The New England Journal of Medicine. Autoridades chinesas apontam que a transmissão não aconteceu por contato próximo do infectado com outra pessoa, o que sugere que o aparecimento do vírus no corpo humano pode ser esporádico.
Estudos comandados pelo Centro de Controle de Doenças (CDC) de Taiwan ainda averiguam a forma de contaminação. O Langya faz parte de uma família de vírus conhecida por matar três quartos dos seres humanos quando o estado é grave, mas todos os 35 infectados possuem apenas sintomas semelhantes ao da gripe.
Segundo o estudo dos pesquisadores, 26 pacientes apresentaram febre, fadiga, tosse, anorexia/perda de apetite, náusea, dor de cabeça e vômitos. As pessoas infectadas também tiveram queda no número de plaquetas e de leucócitos, além de danos nas funções hepáticas e renal.
É a primeira vez que o vírus é identificado em humanos e especialistas estudam se há a possibilidade de um surto. Ainda não há relatos de transmissão de humano para humano. Os testes realizados na China sugerem que o musaranho, que é uma espécie de mamífero parecido com o camundongo, pode ser um dos hospedeiros do Langya. Em 27% dos animais foi encontrado o vírus.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!